Alunos do Germano Wagenführ vão viver como parlamentares

Grupo de cinco estudantes participaram de mais uma edição do Parlamento Jovem Catarinense, organizado pela Escola da Assembleia Legislativa

·
Atualizado há 9 anos

jovemparlamentar-portouniao-alesc
Adolescentes, “eleitos” na comunidade, ficam uma semana na Assembleia Legislativa de SC. (Foto: Divulgação).

Novamente, a exemplo do ano passado, o município de Porto União participa de mais uma edição do Parlamento Jovem Catarinense, organizado pela Escola da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Dessa vez, cinco estudantes da Escola Germano Wagenführ – em 2014 foram selecionados do Balduino Cardoso – representam a cidade na bancada parlamentar. Na capital, os jovens vivem a rotina dos deputados e como tais, apresentam propostas que, se aprovadas, podem realmente ser válidas. Além de Porto União, outras sete escolas do Planalto Norte e Oeste Catarinense integram o grupo.

A comitiva de jovens parlamentares começou a ser formada no início do ano e no Germano contou com a “forcinha” do professor de Artes, Jonas Vicensi. Ele leciona para alunos do Ensino Médio e Fundamental. Conforme ele, os cinco alunos que vão à capital, entre os dias 8 e 12 de junho, foram selecionados no ambiente escolar. “Não tivemos pleito eletivo por conta da greve. Sete alunos foram inscritos. Cinco tornaram-se deputados e outros dois, suplentes”, explica o professor que participa do projeto já pela segunda vez. “Durante as aulas discutimos os encaminhamentos das políticas públicas do estado, quais são os andamentos”, completa.

Na escola, o clima é de alegria mas com pitadas de insegurança. É que, por contribuírem com as decisões do estado, os alunos sentem um pouco de receio. O professor, por outro lado, vibra. “Meu sentimento é enriquecedor, em poder contribuir para a vida social e cidadã dos meus alunos, participando efetivamente da política do nosso estado”, sorri. A diretora da instituição compartilha da opinião de Vicensi. Para Maia Ribeiro Gonçalves, mais que uma oportunidade para os alunos, a capacitação dada pela Assembleia Legislativa para os alunos, também foi bastante proveitosa para os professores. “Foi um grande aprendizado. Para nós é uma honra. Estamos preparando os alunos para levar os projetos. Eles realmente serão deputados em Santa Catarina, durante uma semana”, avalia. Maria acredita que a experiência pode despertar o potencial de futuros parlamentares. “Que quem sabe, daqui uns anos, pode contribuir com a nossa cidade”, sorri.

Sobre o projeto

Desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, o ocorre em duas edições anuais e tem como meta aproximar a juventude do Poder Legislativo apresentando a formação, o conhecimento do processo legislativo, a vivência e o cotidiano de um deputado. Da história do parlamento jovem, oito preposições feitas por eles tramitaram na Casa Legislativa e se tornaram Leis Estaduais. Neste ano, a campanha alcança sua 19ª edição, onde oito escolas e cinco deputados jovens, de cada instituição, participaram.

Apresentação na Câmara de Vereadores

Até o dia 26 os jovens deputados terão muito trabalho. É que a data é limite para a apresentação das propostas junto à Alesc e, se depender do empenho do grupo, elas vêm cheias de boas intenções. “Ainda estamos elaborando os projetos, mas podemos afirmar que vamos reforçar a indicação que os parlamentares do ano passado (alunos da Escola Balduíno Cardoso) apresentaram, pedindo um estudo urgente sobre a bacia hidrográfica do Rio Iguaçu para sanar as dificuldades que todos enfrentam nos períodos de cheias”, lembra o professor de Artes. A indicação será reafirmada pelos parlamentares do Germano.

Também no dia 26 os alunos da instituição se apresentarão na Câmara de Vereadores de Porto União, para divulgar a participação em Florianópolis, bem como os projetos que carregam na mochila.

 

Conheça os deputados mirins

Nayara Lourenço de Souza

Guilherme Castro

Caique Orloski

Michele Adriane Tomki

Gabriel Gajdeczka dos Santos

Luana dos Santos Cassol (suplente)

Milena Taina Dolinski da Silva (segunda suplente)