CONFIAR: Projeto realiza mais uma capacitação

Curso foi ministrado pela empresa “Qualitá” para os profissionais envolvidos

·
Atualizado há 8 anos

ConfiarX1
Capacitação deve ajudar na formatação dos próximos degraus do projeto

O Projeto Confiar realizou na semana passada mais uma capacitação. Ela foi destinada para os profissionais envolvidos no programa que se aperfeiçoa, cada vez mais, no atendimento que é realizado junto ao público de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual na comarca de União da Vitória. O curso foi no próprio prédio do Fórum da Vara da Família, Infância e Juventude, promovido pela empresa “Qualitá Avaliações Psicológicas e Treinamentos”. A capacitaçao foi custeada pelos próprios participantes.

Acompanharam as atividades desenvolvidos pelas professoras Adriane Picchetto Machado e Deisy Joppert, a psicóloga Luana Janiszevski, integrante do Projeto Confiar, além das profissionais que em breve passarão a integrar o projeto com as “Entrevistas Humanizadas” das vítimas. Também participaram das aulas ministradas, acadêmicas do curso de Psicologia, bem como o Juiz de Direito, coordenador do Projeto, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, e a Delegada de Polícia, Sandra Vasconcelos, responsável em União da Vitória pela Delegacia da Mulher, Criança e Adolescente.

O projeto

Ele nasceu na Vara da Infância e Juventude de União da Vitória e ganhou apoio de profissionais de diversas áreas. Depois de dois anos de trabalho, uma rede interligada foi criada e vem funcionando desde maio.

Durante este tempo, a equipe se debruçou sobre os melhores exemplos do gênero, do País e até do exterior, para criar algo prático e humanizado. O projeto deve também criar um fluxograma de atos em toda a Rede de Atendimento da Criança e Adolescente para que a oitiva – audições com a vítima – seja única. A ideia, de maneira simples, é ouvir com mais carinho os menores vítimas de abuso e exploração sexual.