Contação de histórias é tema de palestra no encerramento da Semana Pedagógica

·
Atualizado há 9 anos

O Centro da Juventude ficou lotado na última quinta, 23, para a palestra de encerramento da Semana Pedagógica, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e que teve início na segunda em São Mateus do Sul.Cerca de 100 professoras, professores e outros profissionais da educação do Município acompanharam a palestra do professor Cleber Fabiano com o tema “Literatura Infantil, Contação de Histórias e Diversidade”.

“A contação de histórias é uma forma de incentivo à cultura”, explica o professor Cleber Fabiano. “Os contadores de histórias buscam repertório na literatura. Naturalmente, após ouvir os contos, as crianças acabam tendo um interesse maior por essas histórias e por buscar históricas novas pra conhecer”.

Como ferramenta pedagógica, a contação de histórias é algo recente no Brasil. O crescimento desta ferramenta inicia com a consolidação do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), criado em 1992 e que desde então vem se firmando como um programa de incentivo à democratização do acesso à leitura em todo o país.

Aos professores e professoras presentes, Cleber explicou que o contador de histórias precisa ter um comportamento muito parecido com o dos educadores. “O contador precisa ser um bom observador, como os professores são. Contar histórias não é um dom. Exige observação, sistematização, preparação e treinamento. Os professores que dominam essas técnicas e atuam como contadores de histórias podem montar grupos de contadores mirins e passar essas técnicas às crianças”.

Foto: Assessoria