JOSÉ DE ANCHIETA: Jantar dançante é amanhã. Mais de 300 pessoas foram convidadas

Evento encerra as comemorações dos 70 anos da instituição

·
Atualizado há 6 anos

Escola tem 70 anos e baile de sábado, 15, encerra comemorações
Escola tem 70 anos e baile de sábado, 15, encerra comemorações

Logo mais, a partir das 19h30, o Wooden Class recebe os convidados do jantar dançante de comemoração dos 70 anos da Escola José de Anchieta. O evento encerra o calendário de festas, iniciado ainda em junho, mês oficial de criação do estabelecimento.

Conforme publicações da página da escola na rede social, todos os cartões foram vendidos com rapidez. A expectativa é de que mais de 300 pessoas participem do evento. De acordo com o que o adiantou o diretor do José de Anchieta, Luiz Carlos Lopes, ex-diretores e ex-alunos que hoje moram em outros lugares do País – e até do mundo – confirmaram presença.

Há 70 anos, nascia a escola

O Anchieta, que fica no centro e no coração de União da Vitória, é uma paixão e o fato de ser público, não o torna mesmo polivalente que instituições privadas. Não é à toa que além de atender especialmente aos jovens do anel central, o Anchieta é procurado por quem mora mais longe, em bairros mais afastados e até em Porto União, cidade vizinha que fica em outro Estado. Sim, a escola é uma das mais “queridinhas” no Vale do Iguaçu.

Diretor desde 1995, Lopes resume o que sente pelo Anchieta. “É a minha vida”, sorri, com simplicidade. Mas, mais que amor, Lopes tem pulso firme quando precisa e sim, “pega no pé” de quem precisa: afinal, são 935 alunos, matriculados nos períodos da manhã e tarde.
Os quase mil estudantes, além do ensino regular, contam no Anchieta com o projeto de Vôlei, com salas de apoio e com aulas extras de Inglês e Espanhol, dentro do programa Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem), do governo do Estado. Para os superdotados ou para quem tem algum tipo de dificuldade no aprendizado, a escola dispõe também da Sala de Recursos. Aliás, é ali que ficam os pupilos da professora Andreia, ajudantes de toda a programação da semana de comemoração do aniversário.

Nem sempre foi assim

A Escola de Aplicação José de Anchieta foi criada pelo decreto nº 9116/48, em 14 de junho de 1948. Inicialmente, era a Escola de Aplicação, uma instituição apenas para meninas, em uma espécie de Magistério. Na época, Cordovan de Melo, que exercia a função de Delegado de Ensino de União da Vitória, organizou toda a estrutura. Em julho de 1950, a primeira diretora da escola foi designada: Zoraide de Oliveira Burmester. Nessa época, o Anchieta contava com 128 alunos, distribuídos em quatro turmas.

Foi a partir de 1960 que o prédio da escola, na Praça Coronel Amazonas, começou a ser compartilhado com a então Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafi), hoje, campus em União da Unespar.

Na escola, o Ensino Médio é mais recente: tem dez anos, fruto de uma resolução que garantiu sua implantação em janeiro de 2008.