PÓS GREVE: Unespar aprova novo calendário acadêmico

Conforme modelo, aulas seguem até março do ano que vem

·
Atualizado há 9 anos

Foi aprovado na quinta-feira, 30, o novo calendário acadêmico da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Do campus de União da Vitória seguiu uma equipe para a votação que ocorreu em Paranavaí. No modelo votado as aulas do ano de 2015 seguem até 27 de fevereiro de 2016. A decisão é única para todos os campi da Unespar, no entanto, a proposta será trazida a União da Vitória para, também, ser discutida.

O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) definiu que a Instituição terá férias em janeiro. As aulas irão até 23 de dezembro, depois a universidade entrará em recesso e férias. O quarto bimestre será retomado no dia 1° de fevereiro, e as aulas do ano letivo terminam no dia 27 de fevereiro. A instituição entra novamente em férias no mês de março, e aulas do ano letivo de 2016 iniciam no dia 28 de março de 2016. O CEPE ainda não definiu a data exata do Vestibular, mas a previsão é de que o processo seletivo seja realizado na primeira quinzena de fevereiro. As inscrições devem ser abertas em janeiro e o resultado será divulgado no início de março.

Conforme matéria publicada pelo O Comércio há duas semanas, haviam três modelos que estavam na corrida para a homologação. O que diferenciava, na prática, uma proposta de outra era o período legal dos trinta dias de férias docentes de verão. Na proposta A as férias seriam integralmente em janeiro. Na proposta B em fevereiro e março, e na proposta C o período de férias estava fracionado entre janeiro, fevereiro e março de 2016. Já a similaridade era que o calendário acadêmico de 2015 só termina em março do próximo ano.

 

PROPOSTAS

Discussão para o novo calendário acadêmico começou após o término da greve no final de junho. A decisão deu fim a um movimento que já durava 69 dias, contando o primeiro e o segundo momento da greve que teve início em 27 de abril. A votação pelo fim da greve foi maioria, 45 votos pela saída contra 4 abstenções e nenhuma posição negativa.