União da Vitória realiza Audiência Pública para apresentar Plano de Educação

·
Atualizado há 9 anos

plano-educaXXXXo-uniaodavitoria
(Foto: Assessoria).

Fruto de intenso trabalho da equipe técnica, por meio de levantamento de dados, consultas com a categoria, inclusão de proposições, apresentações públicas e elaboração da redação, o documento prevê as ações para a Educação no município, nos próximos dez anos. Na manhã desta terça-feira (02/06), foi realizada a leitura das propostas e diretrizes, por meio de Audiência Pública na Câmara de Vereadores, aceitando possíveis inserções de proposições não contempladas, seguindo, posteriormente, para apreciação, discussão e aprovação do Poder Legislativo, ganhando caráter de lei.

“O nosso prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, nos deu total apoio em todo esse planejamento e elaboração do Plano. Também, pela correção salarial do magistério e funcionalismo. Agradeço à nossa equipe que não mediu esforços para realizar o trabalho da melhor maneira possível, em atendimento às reivindicações da categoria e comunidade”, destacou a secretária de Educação, Sandra Leão. Outro fator, positivo, segundo ela, é que sendo aprovada, como Lei pelos vereadores, dará respaldo para que as ações sugeridas sejam, realmente, executadas.

Para o prefeito, a elaboração do Plano Municipal de Educação é fundamental por estabelecer as ações prioritárias a serem desenvolvidas e seguidas, independentemente do gestor que estiver administrando o município. “Reconheço o trabalho de todos vocês, profissionais de educação. Temos muito a avançar, em diversos setores. Mas esse documento será ferramenta fundamental nesse conjunto de melhorias, até por ter sido elaborado por pessoas que atuam e conhecem muito bem o setor”, frisou.

Pedro Ivo mencionou, ainda, a valorização profissional e o reconhecimento por parte de sua gestão aos servidores. “Enquanto o País e o estado têm encontrado inúmeras dificuldades, nós, graças a um planeamento bem executado e a gestão transparente, pudemos sinalizar com a correção salarial de 13,01%.”

“Estamos num caminho muito acertado”, argumentou o vereador Carlos Bueno, representando a Câmara de Vereadores, se referindo ao fato de que 72% do magistério municipal é formado por profissionais pós-graduados. Também, Carlos Bueno valorizou os professores, servidores e diretores pelo empenho em trabalhar incessantemente na elaboração do Plano Municipal. Por sua vez, o vereador Mario Lúcio Pereira Ferreira, em sua fala, elogiou o processo de construção do documento e mencionou seu apoio pessoal à categoria. “Contém com o meu auxílio. Quero visitar as escolas e levantar as demandas para trabalharmos juntos as soluções.”

A atividade abriu espaço para a APP Sindicato. “Políticas educacionais precisam estar previstas em lei”, analisou a presidenta da entidade – núcleo de União da Vitória, Salete Tonon. “Temos muito a conquistar, mas colocar na legislação é, sem dúvida, importante fator para que a nossa categoria possa ter, posteriormente, como reivindicar que as diretrizes e proposições sejam seguidas”, salientou. Ainda, a dirigente sindical lamentou a situação que ocorre no estado, bem como a greve. Segundo ela, a APP não tem conseguido dialogar sobre os interesses da categoria com o governo do estado. “Estamos conversando com os deputados, em cada região, prefeitos, vereadores e demais pessoas, na tentativa de que eles possam nos auxiliar nessa negociação e por um fim a essa paralização”, observou.