UNIGUAÇU: Pesquisa de acadêmicos é publicada na Biological And Chemical Research

·
Atualizado há 7 anos

BiologicalAndChemicalResearch-pesquisa-uniguaXXuA pesquisa dos acadêmicos do oitavo período de Engenharia de Produção da Uniguaçu, Edinilson José Slabei e Alfredo Bruger Junior, orientados pelos professores Elias da Costa e Gino Capobianco, com o título “Methods of Preparing Carbon Nanotubes”, foi publicada na Biological And Chemical Research (Issn 2312-0088, Usa).

Segundo os acadêmicos, a escolha do tema teve origem em projetos de pesquisa oriundos do Núcleo de Inovações e Tecnologia da Uniguaçu (NIT), sobre Nanotubos de Carbono, onde o tema se pareceu interessante e com diversas aplicações práticas.

Para participar do processo seletivo, os acadêmicos precisaram se inscrever no site da SBPMat (Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais), apresentando um resumo sobre o tema pesquisado, o qual deveria constar detalhes sobre o projeto, as análises realizadas, os resultados obtidos, entre outras características. Depois da etapa da inscrição e submissão do resumo até sua aceitação, foi necessário realizar apenas uma revisão segundo os critérios dos avaliadores do congresso.

A pesquisa foi aprovada no SBPmat, evento internacional que acontece no Brasil, realizado no Dom Pedro Shopping, em Campinas (SP), referente a pesquisas sobre materiais e contou com a participação de pesquisadores, sendo graduandos, mestrandos, doutorandos e outros, das mais diversas áreas e de todos os países. Os acadêmicos apresentaram o projeto em forma de painel e foram convidados para a publicação na revista eletrônica. O estudo está disponível no site www.ss-pub.org/journals/biological-and-chemical-research/issues/vol-4-issue-6-june-2017.

O acadêmico Edinilson José Slabei ressalta a importância da pesquisa científica enquanto vida acadêmica, ampliando seus horizontes e perspectivas profissionais. “Com certeza essa conquista ampliou ainda mais nossa visão de futuro, nossa visão de que é preciso ser proativo, envolvido, ter um bom networking. Enfim, buscar ao máximo se envolver no ensino superior, seja com pesquisas, seja com trabalhos voluntários em Centros Acadêmicos, Empresas Juniores, Associações Nacionais e Núcleos Estaduais que englobem as perspectivas do curso”, comenta. “Isso nos leva a sonhar mais alto, a querer buscar cada vez mais a pesquisa e atividades que contribuam para a aquisição de conhecimento e desenvolvimento do pensamento crítico científico”, complementa.

Produção Científica Uniguaçu: PROTAC

O incentivo ao estudo científico é presente nas salas de aula da Uniguaçu, desde o primeiro semestre dos alunos. Os acadêmicos são motivados a escrever artigos para semanas científicas, com publicações internas, nacionais e internacionais. A pesquisa e a experimentação fazem parte da sua construção como intelectuais e profissionais. O acadêmico se torna especialista na área de estudo, muitas vezes, antes de concluir sua graduação.

São várias formas de desenvolver o gosto pela escrita científica. Para isso, a Uniguaçu, há um ano, conta com o Núcleo de Produção de Textos Acadêmico-Científico (PROTAC). O projeto, idealizado e coordenado pelo professor Atílio Matozzo, tem o objetivo de envolver os acadêmicos em atividades de pesquisa e produção de textos científicos. O primeiro livro, lançado em março de 2017, intitulado “Reflexões, diálogos e debates a partir da escrita acadêmica: em busca da inovação”, é dividido em três partes: reflexões, diálogos e debates que trazem a importância do estudo científico no Ensino Superior. O livro do PROTAC está disponível em www.uniguacu.edu.br/utilidades/protac.

A maioria dos autores do primeiro livro começou sua produção textual ainda no segundo semestre de faculdade. O segundo livro de artigos já está pronto e será lançado em agosto. Atualmente, os encontros do PROTAC acontecem aos sábados, das 13h30 às 16h, e conta com 20 participantes. O grupo de estudos é aberto também para a participação da comunidade. Para mais informações, basta entrar em contato com o professor Atílio Matozzo, pelo e-mail prof_atilio@uniguacu.edu.br.