FESTA DA FOGUEIRA: Varas de sustentação já estão em pé

Fogueira número 80 da Paróquia do São Pedro será acesa só em julho, mas os preparativos estão a todo vapor

·
Atualizado há 9 anos

varas-festafogueira-saopedro
São quatro varas que formam a estrutura da fogueira. São quase 35 metros de madeira que será acesa em julho. (Foto: Bruna Kobus).

A fogueira que é a protagonista da tradicional festa da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Porto União, começou a ser levantada nesta segunda-feira, 25. A intenção era ter começado no sábado, no entanto todo o serviço dependia de um guincho, que é da própria comunidade, e usado especialmente para a montagem da fogueira.

A altura dela varia de 30 a 35 metros e a madeira é de reflorestamento. Para a montagem também são utilizadas madeiras que restaram da última festa e outras que são fruto de doações.

A partir de agora serão muitos finais de semana de trabalho voluntário até que a fogueira maior seja acesa em 11 de julho. Até lá uma equipe de quatro pessoas irá levantar, aos poucos, a fogueira número 80.

A fogueira grande é a primeira ser montada e a festa se concentra entre o sábado, 11, e domingo, 12 julho, quando acontecem a tarde dançante e bingos no salão paroquial.

Já a fogueira menor é a segunda a ser montada, e o tempo de trabalho dura apenas uma tarde, não precisa de muita gente e estrutura se comparada da irmã “mais velha”. No entanto ela é a primeira a ser acesa, numa ação de boas-vindas às festividades. A data para a festa da fogueira menor é no sábado, 4 de julho.

O evento traz todos os anos uma multidão para o Bairro São Pedro e, para esta edição, a expectativa é atrair mais de 20 mil visitantes nos três dias de festa.

Serviço

A Paróquia do São Pedro tem um site onde são atualizadas toda semana as novidades da 80ª Festa da Fogueira: paroquiaspsp.net.br. Quem quiser dar uma olhada na página do evento no Facebook, por lá também tem fotos e espaço para comentários: facebook.com/fogueirasaopedro. A Paróquia fica no Bairro São Pedro, em Porto União e toda a festividade acontece no pavilhão da Igreja, que fica logo ao lado da estrutura da fogueira que será acesa em julho.