SÃO PEDRO: Fogueira é o cartão-postal do bairro há 83 anos

Festa dos Padroeiros é hoje. No próximo final de semana, queima da fogueira maior promete atrair um grande público

·
Atualizado há 6 anos

Fogueira já está pronta: acendimento está marcado para a noite do dia 7 de julho
Fogueira já está pronta: acendimento está marcado para a noite do dia 7 de julho

A edição 83 da Festa do Xixo e do Quentão do Bairro São Pedro, começa no final de semana. O roteiro religioso, contudo, iniciou ontem, às 19h (veja mais no quadro). A data abre o circuito de missas e leitura da Bíblia. Todos os eventos, sacros e festivos, acontecem na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Porto União. “Estamos agora na reta final, com a programação toda encaminhada, perfeita”, garante Orivaldo Wroblewski, coordenador do evento.

A programação é dividida em duas partes. A primeira é a Festa dos Padroeiros, que acontece amanhã. E, para esta festa, novidades. Trata-se da realização da primeira Expo São Pedro e São Paulo. “Onde várias empresas e entidades vão expor seus produtos. Vamos ter a presença dos Bombeiros, escoteiros, Polícia Militar e faculdades locais fazendo um trabalho social para o nosso público”, revela.

Depois, a Festa se desdobra e acontece no próximo final de semana. A Festa da Fogueira, com a queima da fogueira maior, está marcada para os dias 7 e 8 de julho. “A festa começa às 16h. À noite, temos a queima da fogueira e, no domingo, missa e também almoço. Teremos também no domingo, tarde dançante com a banda Fogo de Chão”, detalha o coordenador.

83 ANOS

Impossível separar o bairro São Pedro da fogueira que há 82 anos – neste ano, 83, queima, em uma das partes mais altas da comunidade. É com carinho que os mais saudosistas lembram das primeiras festas, das primeiras brasas, das arapucas que o acendimento causava e das engenhocas criadas para aliviar o trabalho dos acendedores.

O historiador Eloy Tonon, na obra ‘Saga da família Ruschel’, por exemplo, dá destaque para um destes episódios. “No ano de 1965, quando o acendedor, senhor Pedro Baum, subiu para acendê-la, sofreu queimaduras”, diz, em partes, o texto da página 97.

Renato Ruschel, genro do então presidente da comissão da igreja, José Maria Araújo, lembrou em entrevista feita há alguns anos para o jornal O Comércio, quando teve a ideia de criar um novo sistema de acendimento. “Falei com o meu cunhado para mudarmos o sistema. Assim, em 1966, foi idealizado um sistema com carretilha, na qual uma tocha encharcada com gasolina era içada até a ponta da fogueira”, contou o pintor e alfaiate, morador de Porto União. Nas primeiras festas, a montagem da fogueira não era fácil e dependia essencialmente da vontade dos voluntários.

festa-fogueira-2906 (1)Para Ruschel, a fogueira e suas nuances foram merecedores da eternidade. Por isso, usou seu talento artístico e, em uma de suas obras, a fogueira, na tela, ficou tão conhecida que até ilustrou a capa de catálogos de telefone. O próprio bairro São Pedro aparece nas obras do artista em outras obras. Ruschel assina ainda a pintura da primeira casa comercial e a igreja que antecedeu a construção da atual paróquia. “A Festa dos Padroeiros e da Fogueira, é um marco histórico e um turismo para a cidade. Ela está no calendário há muito tempo. Faz parte da nossa cultura”, sorri Orivado.

ESTRUTURA

De acordo com informações do portal da Prefeitura de Porto União, a base da fogueira começa com madeira de aproximadamente 3,5 metros de comprimento, empilhada e encaixada pelo lado de fora dos eucaliptos a uma altura de aproximadamente oito metros. Em seguida, a madeira é empilhada pelo lado de dentro até alcançar o topo, que termina com lenha de um metro, onde são colocados acabamentos em bambu, palmeira e com a instalação de uma estrela que fica acessa durante todas as noites que antecedem o dia da festa. A fogueira tem cerca de 40 metros de altura e tem acendimento automático, a partir de um controle, acionado do palanque das autoridades durante a solenidade de abertura do evento.

NOVENAS

Elas acontecem desde ontem, 28 até o dia 6 de julho. As missas começam às 19h, na Paróquia São Pedro e São Paulo.

PROGRAMÇÃO

FESTA DOS PADROEIROS

A partir das 9h. Vai ter a estreia da Expo São Pedro e São Paulo, bingo e acendimento da fogueira menor.

FESTA DA FOGUEIRA

Dias 7 e 8 de julho, a partir das 16h (do sábado). O destaque do evento fica por conta do acendimento da fogueira maior, às 19h30. No domingo, tem missa, almoço e show com a banda Fogo de Chão.