BOCHA ZERBIN: Atleta de Porto União disputa Torneio Internacional em Marrocos

·
Atualizado há 8 anos

Bocha
Etio (treinador), Tita, Diva e Cristiane. (Foto: Ricardo Silveira).

Que a bocha é muito tradicional no Sul do País, todos que gostam de esporte já sabem. Mas, uma nova modalidade vem despertando o interesse dos adeptos: a Bocha Zerbin. Tanto é que atletas de Santa Catarina estarão representando o Brasil em um Campeonato Internacional feminino, no Marrocos.

A competição terá início no próximo sábado, 1°, e vale seis vagas para o Campeonato Mundial de Bocha Zerbin, que será realizado na Polônia.

As atletas Diva, de Porto União, Cristiane, de Campos Novos, e Tita de Capinzal, embarcaram ontem para a cidade de Casablanca, no Marrocos, onde acontece o Torneio Internacional.

Para Etio, treinador da equipe, a expectativa é de uma boa participação, pois o empenho das atletas foi grande. “Fizemos uma grande preparação, as atletas aos poucos foram se familiarizando com as regras do jogo, que são um pouco diferentes da Bocha tradicional, mas estamos confiantes”, disse.

O encerramento da preparação das atletas aconteceu nas canchas do Centro Cultural 25 de Julho, que conta com uma das melhores estruturas de Santa Catarina.

No Torneio, a equipe brasileira vai disputar a categoria tiro rápido em dupla, que consiste na atleta realizar o arremesso em um intervalo de cinco minutos, nos extremos da cancha.

Com isso, além da precisão é necessário um bom preparo físico da competidora.

Bocha Zerbin

Na modalidade os competidores não podem utilizar a tabela, em razão da cancha não ter paredes laterais, sendo delimitada apenas por linhas. Caso, a bola passe o perímetro é considerada como queimada.

Outra diferença é a Bocha. No caso da Zerbin é um material de metal, bem mais leve que o utilizado na modalidade tradicional.

Confira um pouco de como é disputado o tiro rápido