FUTSAL FEMININO: Miriam Werle é campeã Sul-americana com Seleção Brasileira

A atleta é natural de São Miguel da Serra em Porto União

·
Atualizado há 8 anos

MiriamXWerle
Miriam Werle com o troféu do Sul-americano. (Foto: Reprodução).

Seis jogos e seis vitórias. Com essa campanha o Brasil conquistou no último final de semana, em Assunção, no Paraguai, o título do Campeonato Sul-Americano de Futsal Sub-20 feminino. E um dos destaques da conquista foi Miriam Werle, nascida em Porto União.
A jogadora teve papel importante na vitória por 6 a 4 diante da Colômbia, que resultou no título inédito. “Foi uma conquista muito importante, apresentamos um bom nível de jogo durante toda a competição, e creio que merecemos o titulo”, disse.

A trajetória

Até os 14 anos, Miriam morava no interior de Porto União, na localidade de São Miguel da Serra. Era uma das atletas que mais se destacava na equipe de Futsal da Escola Frei Deodato.

Foi quando surgiu a oportunidade de se mudar para a cidade de Caçador e fazer parte de uma equipe de Futsal. Atualmente com 19 anos, a atleta encarou o desafio, mas a distância da família fez o início do sonho ser mais difícil. “Não foi fácil ficar longe deles, a saudade era muito grande, mas ao mesmo tempo sabia que era o meu futuro que estava em jogo, e aos poucos consegui superar essa dificuldade”, falou.

Pouco tempo depois Miriam foi atuar em Blumenau. Mas, por lá, uma estrutura aquém da necessidade, fez com que sua passagem fosse rápida pela cidade, porém, não menos importante. Foi nessa passagem que a atleta recebeu o convite para atuar na equipe Leoas da Serra, na cidade de Lages. Chegando lá, a estrutura impressionou, além das oportunidades que o clube proporciona às jogadoras. “Além de uma boa estrutura para o esporte, o clube tem uma visão muito grande e nos proporciona também estudo, isso dá uma boa perspectiva de futuro”, afirmou.

Em Lages, Miriam mora no alojamento do clube e divide o local com outras atletas, que recebem toda a estrutura para a prática do esporte e estudos.

O futuro

Todo atleta sonha em um dia representar seu país em uma seleção principal. E com Miriam o pensamento não é diferente. “Quero ter sequência com o trabalho em meu clube e ter a oportunidade de um dia defender a seleção principal, isso seria um sonho”, destacou.
Miriam acredita que o Futebol e o Futsal feminino podem evoluir ainda mais no Brasil e que, aos poucos, a desconfiança está diminuindo. “Diminuiu bastante o preconceito e alguns clubes estão conseguindo montar uma boa estrutura de trabalho. Acredito que um dia a realidade em todo o País será bem melhor”, finalizou.

Miriam Werle, concedeu uma entrevista ao programa Giro do Esporte da Super Rádio União, e contou a respeito de sua trajetória.

Confira na íntegra: