Joguinhos Abertos de SC reúnem 3 mil atletas em Caçador

·
Atualizado há 7 anos

(Foto: Divulgação/Secom-SC).
(Foto: Divulgação/Secom-SC).

Começou a etapa estadual da 30ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, a no último sábado, 22, em Caçador. Cerca de 3 mil atletas de 81 municípios, com idade entre 15 a 19 anos, estão lutando não somente por uma boa participação. A briga é, claro, pela medalha de ouro e, principalmente, para tentar impedir mais uma conquista ou de Blumenau ou de Joinville. As cidades detêm a hegemonia do Estado e devem atrair os olhares até o final, no dia 29. A briga pelo troféu promete ser acirrada. Na história dos Joguinhos Abertos, são 14 conquistas de Blumenau contra 12 de Joinville. Por isso, cada uma das 16 modalidades será fundamental pela luta pelo título.

Estão no programa da competição: atletismo, basquetebol, caratê, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de duplas e xadrez. A natação foi realizada dia 16, em Palhoça, com Joinville sendo campeão no masculino e Blumenau no feminino.

Essa é a segunda vez consecutiva que Caçador é a cidade-sede. No último ano, o município campeão foi Joinville. Na 30ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, incluindo todas as etapas (microrregionais e seletivas), foram inscritos 8.201 atletas de 170 municípios. Em 2009 a competição foi cancelada em virtude do surto de “Gripe A”, em Santa Catarina

Joguinhos Abertos

A ideia de criação dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina surgiu em novembro de 1986, com o então coordenador de Desportos, professor Felipe Abraão Neto, que encaminhou a proposta ao governador Pedro Ivo Campos. Com a aprovação do projeto, iniciaram-se os trabalhos de supervisão regional por uma equipe formada por Luis Carlos Gonzaga Barbosa, Odilon Alfredo Morona, Celso Ramos Sedrez, Jair Venâncio, Werner Erbele e Carlos Alberto Anzoategui.

Tiveram início também as discussões para montagem do regulamento técnico. A primeira edição dos Joguinhos ocorreu no período de 24 de novembro a 4 de dezembro de 1988, em Curitibanos, com a participação de 160 municípios. Já naquela edição despontavam grandes revelações, como Gustavo Kuerten (tênis), Carlos Schwanke (vôlei) e Fernando Scherer (natação).