Richa homenageia atletas do Pan-Americano 2015

·
Atualizado há 9 anos

Governador Beto Richa junto com o secretário do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício e a secretária do Trabalho e DEsenvolvimento Social, Fernanda Richa, entrega homanegam aos atletas paranaenses que participaram dos jogos Pan-Americanos 2015 em Toronto. Curitiba, 03/08/2015. Foto: Pedro Ribas/ANPr
Governador Beto Richa junto com o secretário do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício e a secretária do Trabalho e DEsenvolvimento Social, Fernanda Richa, entrega homanegam aos atletas paranaenses que participaram dos jogos Pan-Americanos 2015 em Toronto. Curitiba, 03/08/2015. Foto: Pedro Ribas/ANPr

O governador Beto Richa recebeu e homenageou, nesta segunda-feira (03), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, os atletas paranaenses que participaram dos Jogos Pan-Americanos de 2015, realizados entre os dias 10 e 26 de julho em Toronto, no Canadá. Dos 590 atletas que compunham a delegação brasileira, 39 nasceram ou treinaram no Estado.

O governador entregou aos atletas um certificado de reconhecimento do Estado pela participação no Pan-Americano e um troféu para cada um deles. O momento foi registrado com fotos do governador com cada um dos jovens.

Os paranaenses conquistaram 25 medalhas – dez de ouro, cinco de prata e dez de bronze. Se fosse um País, o Paraná ficaria em 8º lugar no quadro geral de medalhas, na frente de países como Equador, Chile e Uruguai.

Entre os atletas que participaram da competição, 11 foram bolsistas na edição 2013/2014 do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016), criado pelo governo Beto Richa para fomentar do esporte no Estado. Eles conquistaram sete medalhas na competição.

“É um orgulho o bom desempenho e os excelentes resultados que o Paraná conquistou nesta competição. Afirmo isso em nome de todos os paranaenses”, disse Richa. “Os atletas paranaenses deram uma grande contribuição ao bom desempenho que o Brasil teve no Pan-Americano. Mostraram a força do esporte no Paraná e o talento e habilidade de cada um.”

O governador falou sobre o programa Talento Olímpico do Paraná, que é o maior programa estadual de bolsas para atletas do País. “Quero assumir o compromisso de apoiar e incentivar ainda mais a prática esportiva no Paraná, ampliando as bolsas do Talento Olímpico do Paraná”, anunciou Richa.

CONSAGRAÇÃO – O secretário do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, disse que será lançado neste ano um número maior de bolsas no TOP 2016. “É um importante incentivo para o esporte e queremos continuar nesse caminho”, disse ele. “Esses resultados representam a consagração do esporte em nosso estado, mostrando que o trabalho que fazemos fortalecem as práticas desportivas no Paraná”, ressaltou.

PRESENÇAS – Participaram do evento a secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; a secretária estadual da Administração e Previdência, Dinorah Nogara; o assessor especial de Políticas para a Juventude, Edson Lau Filho; a presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Vicélia Florenzano; o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Antônio Branco, além de dirigentes de federações, atletas, técnicos e treinadores.

MEDALHISTAS RESSALTAM IMPORTÂNCIA

DO APOIO AO ESPORTE

O Paraná teve representantes no atletismo, canoagem, ciclismo estrada, ciclismo pista, esgrima, futebol feminino, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, natação, softbol, tiro esportivo e vôlei masculino. A modalidade mais premiada foi a ginástica rítmica, com oito medalhas.

Medalha de bronze na esgrima, a paranaense Amanda Netto Simeão, de Curitiba, comemorou a medalha e o reconhecimento do Estado. “Foi meu segundo Pan-Americano e, desta vez, consegui medalha, o que demonstra que todo o esforço que tive para chegar até aqui valeu a pena”, disse ela, emocionada.

“Sou atleta do TOP-2016 desde a primeira edição. A bolsa faz muita diferença para comprar materiais, treinar fora do País e se dedicar no esporte. É um incentivo para eu me dedicar para as Olimpíadas de 2016”, ressaltou a atleta

Na ginástica artística, as ginastas cariocas Daniele Hypólito e Lorrane dos Santos Oliveira foram bronze geral por equipe. Elas são federadas pelo Paraná e foram bolsistas do TOP. “Eu sou do Rio de Janeiro, mas treino no Paraná. A bolsa do TOP me ajuda a me manter aqui e poder treinar com tranquilidade”, afirmou Lorrane. “Fico bem feliz com esse reconhecimento. Treinamos muito todo dia e fizemos bonito na competição”, disse.

Participando de seu quinto e último Pan-Americano, a ginasta Daniele Hypólito ressaltou o apoio do Estado para os atletas olímpicos e a preparação para os Jogos Olímpico do Rio em 2016. “O Brasil inteiro está se mobilizando para as Olimpíadas e o Pan-Americano foi o primeiro passo importante para nós”, explicou.

“O Paraná é um dos poucos estados que apoiam seus atletas. É muito importante, porque muitos atletas da base não têm um apoio. O apoio gera tranquilidade para exercer nosso trabalho”, afirmou a atleta, que é recordista no Pan-Americano, com dez medalhas.