27º BPM comemora dia do Patrono da Polícia Militar

Solenidade contou com entregas de medalhas honrosas em União da Vitória

·
Atualizado há 6 anos

aniversario-pm-uniaodavitoria (2)O 27º Batalhão de Polícia Militar de União da Vitória, realizou uma solenidade alusiva ao Dia do Patrono da PM do Paraná, Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. As comemorações, que aconteceram na quinta-feira, 17, ocorreram em todos os quarteis do Estado. Na oportunidade foram entregues as medalhas “Coronel Sarmento” a policiais militares da ativa ou da reserva remunerada, que se destacaram junto as suas corporações.

Estavam presentes na festividade diversas autoridades públicas e militares da ativa e da reserva e seus familiares. Também participaram alunos da Escola Municipal Vitória Fernandes, de União da Vitória. De acordo com o Major Renato dos Santos Taborda, ao lembrar os 136 anos de nascimento do Coronel Sarmento, se faz um tributo à própria Polícia Militar. “O legado de nosso Patrono está refletido na lida diária de cada policial militar paranaense, que com ações ininterruptas sob quaisquer condições, numa clara tradução histórica de honra à nossa farda e aos símbolos que representam sustentáculos inabaláveis de nossa moral”, discursou Taborda.

Medalhas

Policiais militares, oficiais de carreira ou não, foram homenageados com a mais importante condecoração da PM, a medalha Coronel Sarmento. Familiares foram convidados a participar da condecoração e muitos foram às lágrimas, inclusive o próprio major Taborda.

Quem é o Coronel Sarmento

Joaquim Antônio de Moraes Sarmento nasceu no Estado de Ceará e incorporou no Exército Nacional, antiga denominação do Exército Brasileiro, atingindo a graduação de primeiro sargento. Em 29 de julho de 1907, ingressou na 1ª Companhia do 1º Batalhão de Infantaria do Regimento de Segurança (PMPR), com a mesma graduação militar do Exército.

Com o adentramento de um movimento messiânico na área de litígio entre os Estados de Santa Catarina e Paraná, o Regimento de Segurança foi enviado à região, com o intuito de evitar uma intervenção do Governo Federal. O Tenente Sarmento compunha esse destacamento e foi ferido gravemente, tendo perdido o olho direito por golpe de arma branca. Ele tombou no local e foi dado por morto, mas foi resgatado posteriormente com vida.

Em 18 de dezembro de 1926 foi reformado (aposentadoria militar) e promovido a coronel. Após a aposentadoria assumiu a função de Inspetor Geral da Guarda Civil do Paraná. Em 1968 foi instituído como Patrono da Polícia Militar do Paraná.