“Apesar da crise, estamos com várias obras em andamento”, diz Salvatti

Vice-prefeito e ex-secretário de Obras, faz balanço positivo do tempo em que ocupou a pasta

·
Atualizado há 8 anos

IMG_1128
(Foto: Arquivo).

A Secretaria de Obras de Porto União tem atuado em diversas frentes. Sob o comando do vice-prefeito Aloísio Salvatti até o final de maio, com total apoio do prefeito Anízio de Souza, graças ao empenho dos funcionários, o trabalho no dia a dia tem trazido bons resultados.

Pensando no bem estar dos funcionários do “Pátio do Obras”, que abriga também o Departamento de Urbanismo, Salvatti conduziu uma grande reforma. Os veículos receberam garagem própria e adaptada tanto para os pequenos como para os grandes maquinários utilizados no dia a dia dos serviços. O escritório da Secretaria também ganhou pintura e reformas, oferecendo um ambiente adequado para os trabalhadores do setor. “Fizemos questão de investir na qualidade de vida dos nossos funcionários, pois se sentindo bem eles fazem muito mais para a nossa população, trabalham com mais entusiasmo e dedicação”, afirma Salvatti.

Já na área rural de Porto União os trabalhos aconteceram sempre dependendo das condições climáticas. Com alguns períodos mais secos os serviços foram agilizados, já durante as chuvas o trabalho foi interrompido, tendo como prioridade os consertos. Algumas regiões foram bastante prejudicadas no mês de junho após o evento climático chamado microexplosão, que danificou propriedades rurais, residências e estradas. Durante algum período o trabalho se concentrou nesses locais seriamente atingidos.

Porém, outros serviços programados e executados atendem as solicitações da população. Como na estrada do Maratá, onde nove quilômetros da SC-135 até a comunidade receberam alargamento, retirada de curvas, patrolamento e empedramento.

Também na área rural foi realizado um grande aterro no entroncamento das estradas entre Santa Cruz, Caçadorzinho e Rio Bonito. Esse foi um trecho bastante solicitado pelos moradores de toda a região, pois essa melhoria garante acesso às localidades, mesmo em períodos de intensas chuvas, que faz com que o rio suba muito rápido.

Ainda neste semestre segue o trabalho de alargamento da estrada do Km 8 até o Km 13. Um trabalho semelhante ao realizado na estrada do Maratá, principalmente para ampliar a via, garantindo mais segurança aos usuários.

Na área urbana, praticamente todos os bairros receberam patrolamento em vias ainda não pavimentadas e a restauração da pavimentação asfáltica em outros pontos. “O objetivo é garantir o ir e vir da população, bem como usuários de transporte público e transporte escolar”, explica Salvatti.

Além dos trabalhos rotineiros, muitas obras de pavimentação realizadas com recursos estaduais e federais contaram com trabalhos de base, executado pela Secretaria de Obras. Como a Avenida dos Imigrantes, em São Miguel da Serra, e a Rua Jorge Lacerda, no Bairro Santa Rosa.

Para o Bairro Vice King, Salvatti buscou a parceria do deputado Antonio Aguiar na viabilização de recursos para a construção da Capela Mortuária.

Outro fato importante que contou com apoio de Salvatti foi a instalação da empresa Havan. Com a parceria de Cesar Viganó, na época diretor de Trânsito da Prefeitura, toda a tramitação, estudo de terreno, contato entre os proprietários e apoio da Administração, a Havan foi inaugurada em novembro de 2014.  E em julho de 2015, com a inauguração do Cine Gracher, na Havan, passou a ser segundo maior movimento econômico em Porto União. “Com certeza ganhamos muito em desenvolvimento econômico, graças a implantação da empresa Havan com o cinema. Muitas pessoas de outros municípios vem a Porto União, visitam outros estabelecimentos comerciais, restaurantes, hotéis, isso desenvolve muito também a nossa área turística”, afirma Salvatti.

Falando em área turística, neste ano Porto União ganhou um novo espaço. Além de valorizar o Morro da Cruz, o novo Mirante amplia em Porto União o turismo religioso. O local ganhou um amplo espaço para visualizar as duas cidades (Porto União e União da Vitória), o Rio Iguaçu, unindo cidade e natureza, ladeadas por morros que justificam o conhecido Vale do Iguaçu. Além disso, uma nova estátua de Cristo foi confeccionada e iluminada, podendo ser vista da área central das cidades. O complexo turístico integra a Via Sacra e a pavimentação na Rua Theodoro Kroetz, que dá acesso ao Mirante. O Mirante foi construído com recursos estaduais, viabilizados pelo deputado Antonio Aguiar, somada a contrapartida da Prefeitura.

“Agradeço em especial aos funcionários da Secretaria de Obras pelo comprometimento com o trabalho, agradeço também a compreensão da população da cidade e do interior pelos momentos de dificuldades e intempéries do tempo. Agradeço também pelo empenho do setor administrativo do prédio, bem como dos demais secretários da Prefeitura com a costumeira parceria e apoio nas atividades do dia a dia”, enaltece Salvatti.