AVENIDA JOÃO PESSOA: Gradil será instalado na próxima semana

Obra de controle de infiltração termina com a colocação dos aparelhos que limitam cruzamento da via, no Bairro São Pedro

·
Atualizado há 9 anos

Por Mariana Honesko

obras-joaopessoa-portouniao
Concreto prevê fim da infiltração e grades, travessia apenas na faixa de pedestres. (Foto: Mariana Honesko).

Polêmica, a obra de adequação dos canteiros centrais da Avenida João Pessoa deve ser concluída na próxima semana. Na rede social, especialmente, ficou nítida a insatisfação de alguns moradores pela retirada do gramado, e substituição por concreto, das ilhas. Mas, conforme o secretário de Planejamento de Porto União, Cláudio Tilgner, a medida era inevitável para a contenção da infiltração no espaço e em alguns trechos do asfalto. “Agora só faltam as grades que devem estar prontas na próxima semana”, afirma.

O gradil, em tons verdes e com um metro de altura, deve dar proteção aos pedestres durante as travessias da Avenida. A partir de sua instalação, não será mais possível cruzar a rua fora das faixas de segurança, apenas nelas. Será preciso andar mais e acessar estes espaços – elas serão aumentadas ao longo da extensão da João Pessoa – para fazer a travessia.

Após a conclusão da intervenção nas ilhas, a Avenida ganha ainda um pórtico duplo. Ele vai revitalizar as placas que ainda estão presentes perto da Igreja São Pedro e São Paulo, garantindo informações precisas e bem mais legíveis, para quem chega ou sai da cidade.

A obra compõe o projeto de acessibilidade, iniciado e já encerrado a partir da pavimentação padrão das calçadas dos dois lados da via. Agora, a etapa é final e deve estar pronta ainda antes do Natal. Assim como a acessibilidade das calçadas, o projeto conta com recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), do Governo Estadual. O pacote, aplicado entre a João Pessoa e a Rua Miguel Francisco Forte, garante investimento de aproximadamente R$ 400 mil. A empresa Kerber Pré-moldados, executa a ação.