Cápsula do tempo será fechada amanhã

Iniciativa é do Comitê das Comemorações do Centenário da cidade

·
Atualizado há 6 anos

Fomentar a curiosidade sobre o futuro e encerrar as comemorações dos cem anos de Porto União, lembrados em 2017, são as intenções da criação da Cápsula do Tempo. Ela será lacrada amanhã, 22, e depositada na Praça do Centenário Prefeito Victo Burch Filho, no acesso à Área Industrial, no bairro Santa Rosa.

A organização levou cerca de dois meses para reunir documentos, fotos, cartas e outros materiais. Participaram dessa composição, jornais, entidades sociais, prefeitura e órgãos oficiais. A ideia é abrir a cápsula em 2067, nas comemorações dos 150 anos de Porto União.

De acordo com o responsável pela Secretaria de Cultura e Turismo, Sérgio Buch, a capsula é de aço inox e grande o suficiente para guardar, intacto, o que realmente importa. A construção dela está até amparado por Lei (4.489 de 04 de outubro de 2017) que além de garantir a criação, marca a data de abertura da Cápsula: 5 de setembro de 2067. “A cidade hoje está maravilhosa e podemos imaginar que ela será uma metrópole.  Tudo o que colocarmos lá dentro, será válido. Eu não estarei mais aqui (risos), mas muita gente vai estar”, disse Buch em uma recente entrevista ao jornal O Comércio.

A solenidade de armazenamento da cápsula acontece amanhã, às 9 horas. No local do depósito dela, uma medalha de bronze será colocada, para marcar o local.