Com quórum baixo, IBGE discute Censo Agro 2017

A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira, 17, no Auditório da Secretaria de Cultura de União da Vitória

·
Atualizado há 7 anos

Com um representante da Polícia Militar, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Legislativo de União da Vitória, o coordenador de Subárea do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Luiz Carlos Rusinek, mencionou a ausência de outras entidades para acompanharem a explanação sobre o Censo Agro 2017, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 17, com início às 14h30, no Auditório da Secretaria de Cultura.

Porém, mesmo com quórum baixo, o coordenador falou sobre a operação censitária que tem como finalidade obter informações sobre o universo de estabelecimentos agropecuários do País, constituindo-se na principal investigação da estrutura e produção do setor primário, de sua inserção e relacionamento com os demais setores da economia.

O coordenador salientou que as ações preparatórias para o senso estão em ritmo acelerado para a realização deste grande levantamento Brasil afora. “É por isso que evidenciamos a importância da colaboração de diversas entidades municipais que será expressa pela participação de representantes nas Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE) ”, confirma Luiz Carlos.

O senso iniciará em outubro deste ano seguindo até meados de fevereiro de 2018.

CMGE

Essas comissões serão compostas, além de representantes dos poderes constituídos, de líderes comunitários, empresários e representantes de entidades do Município, que possam de alguma forma colaborar com os trabalhos censitários. O objetivo é dar transparência as ações empreendidas pelo IBGE no Município.

Nesta primeira reunião, ocorreu a instalação da CMGE e a apresentação dos mapas municipais que auxiliarão na coleta de dados.

 

Fotos: Wannessa Stenzel