Comutran realiza encontro mensal

·
Atualizado há 9 anos

reuniXXo-comutran-portouniao
(Foto: Assessoria).

O Conselho Municipal de Trânsito de Porto União (Comutran) realizou na quarta-feira, 29, a reunião mensal. Com a participação de conselheiros e representantes da comunidade, a reunião contou com poucos participantes, mas mesmo assim os itens inscritos na pauta foram votados.

Foi aprovada a solicitação de implantação de placas de trânsito (com horário para embarque e desembarque de alunos) em frente a Escola Clementino Brito e Ginásio de Esportes José Grobe, Rua 1º. de Janeiro, Distrito de Santa Cruz do Timbó.

Também foi aprovada a solicitação para implantação de uma Vaga Especial para Deficiente, na Rua Prudente de Morais, ao lado Edifício CCI.  A implantação dessa vaga especial irá beneficiar inúmeras pessoas que necessitam de atendimento nos consultórios médicos daquele edifício.

A solicitação para mudança na localização das vagas de Idosos e Deficientes Físicos na Rua Sete de Setembro em frente a Caixa Econômica, para a Rua Cel. Belarmino, próximo a rampa de acesso, foi aprovada. A referida alteração irá beneficiar as pessoas que se utilizam dessas vagas além de propiciar maior segurança devido a via ser menos movimentada.

Não foi aprovada a implantação de uma faixa elevada na Avenida João Pessoa, entre as Ruas Leoberto Leal e Getúlio Diogo da Silva. Será elaborado estudo para verificar a possibilidade de implantação de faixa de pedestres, mas, somente após a conclusão e prestação de contas da obra.

A solicitação para que seja removida a faixa de pedestres na Av. Getúlio Vargas, rotatória da Rodoviária, e seja, relocada para 50 metros depois não foi aprovada. Devido as características do local não há possibilidade da relocação da referida faixa.

A solicitação para a realização de estudos com a finalidade de reduzir a velocidade dos veículos antes da curva próximo ao Ginásio de Esportes, no início da sede do Distrito de Santa Cruz do Timbó, deverá ser solicitada somente através do Deinfra, pois se trata de uma rodovia estadual (SC-478).

Será verificada a solicitação para a realização de melhoramentos na sinalização horizontal e vertical junto a Feira Municipal no Terminal Urbano e instalada placa de “estacionamento de curta duração com o pisca ligado”. Vagas exclusivas para feirantes e clientes não podem ser instaladas devido ao espaço não permitir.

Não foi aprovada a solicitação de reinstalação de duas lombadas de acordo com o Código Nacional de Trânsito, próximo ao NEI Arco Iris, na Rua Alemanha, no bairro Bela Vista, pois a via ainda não é pavimentada.

Foi aprovada a solicitação da implantação de faixa de pedestres ou faixa elevada na Rua Visconde de Guarapuava esquina com a Rua Cel. Amazonas.

Não foi aprovada a solicitação para realização de estudos técnicos sobre a possibilidade de instalação de ondulação transversal na Rua Helmuth Muller, no Bairro Jardim Brasília. As características da via não permitem a instalação de lombada no referido local.

Foram feitas algumas sugestões de alterações em diversas vias. Serão verificadas as situações de vagas de garagem em estabelecimentos comerciais que se utilizam de vagas privativas. Serão verificadas as situações de vagas privativas, as irregulares serão substituídas por vagas de curta duração. Serão instalados tachões e pintura horizontal para não permitir o fluxo de veículos no sentido Rua Exp. Eugênio A. de Almeida a Rua Cristiano Salvador Amora. Será elaborado estudo para verificar as condições de funcionalidade dos canteiros centrais que dão acesso a postos de combustível.

Ficou decidido que um encontro exclusivo será realizado para debater sobre a situação do ponto conhecido como Trevo da Reunidas.

O encontro foi coordenado pelo presidente do Comutran, Cláudio Tilgner de Souza, que encaminhou o resultado ao Executivo Municipal para que analise e, se possível, realize as solicitações aprovadas.