Corpo de Bombeiros Militar tem novo comando

·
Atualizado há 8 anos

FotoX1X-XmomentoXdaXpassagemXdeXComando
(Foto: Assessoria).

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 1° de abril, no 9° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas, foi realizada a troca do comando da Unidade. O tenente – coronel Edson Biluk, depois de um ano e quatro meses a frente do Batalhão, deixou o cargo e quem assume é o tenente – coronel Jorge Adriano Machado Gomes.

A cerimônia foi prestigiada por autoridades militares, secretário executivo regional Ricardo Pereira Martin, no ato representando o governador Raimundo Colombo, deputado estadual Antônio Aguiar, prefeito de Canoinhas, Beto Faria, comandante geral Onir Mocellin, além de representantes de órgãos públicos e instituições.

Em sua fala, o tenente coronel Edson Biluk, emocionado agradeceu a todos que compartilharam de sua trajetória de mais de 30 anos no serviço militar. Em especial, agradeceu a presença de sua mãe. “Em especial agradeço a presença de minha mãe, Joana Novak, pois é a primeira vez que participa da passagem de Comando minha, nesses 30 anos de serviço, sendo Canoinhas o local que minha mãe foi criada, estudou, trabalhou, casou e teve seus filhos”.

Biluk também agradeceu a amizade e companheirismo do senhor Ataliba Adur, Coronel Gilberto Domenico, Coronel Graff e Coronel Borges, todos presentes no ato, e colegas do início da carreira militar.

Edson Biluk também comentou sobre sua trajetória em Canoinhas. “Ao assumir o comando do 9° Batalhão em Canoinhas, com uma população atendida, aproximadamente de 600 mil habitantes, decidi não inovar, mas simplesmente pensar no futuro, com uma visão de planejamento estratégico. Foi momento de avaliar os serviços prestados para comunidade, a fim de oportunizar melhorias”.

Em 2015, o Comando de Canoinhas atendeu pela central de emergência mais de 15 mil ocorrências, entre acidentes e salvamento, com uma média de 42 ocorrências por dia. De incêndio foram 687; os serviços de atividades técnicas – que consistem em analisar projetos primitivos contra incêndios, vistorias para habites de imóveis e liberação de funcionamento para empresas foram mais de 22 mil atividades. Todo trabalho foi realizado por 180 bombeiros militares, que atuam no Batalhão. Também no período foram capacitadas quase 400 pessoas da comunidade e 150 pessoas nos cursos avançados.

“Agradeço de coração todos os bombeiros militares envolvidos como instrutores, pois dedicaram suas horas de folga para estarem treinando nossa querida comunidade. Agradeço também todos os bombeiros voluntários que trabalharam conosco nos dias de folga. Fico feliz em perceber como mudou o clima interno na questão de relacionamento interpessoal e convivência entre todos. Pequenas atitudes fazem toda a diferença”, encerrou.

Biluk estará agora atuando em Florianópolis atuando como Diretor de Atividades Técnicas e presidente do Conselho Estadual de Proteção Contra Incêndio no qual solicitou ajuda ao deputado estadual Antônio Aguiar na compreensão e ajuda no entendimento da filosofia desse conselho, que é muito importante para a sociedade.