Evento busca na arte o incentivo ao aprendizado

Prática do projeto desenvolvimento pela Unespar e Colégio Pedro Stelmachuk ocorre no dia 22. Alunos expressam habilidades no Café, Filosofia e Arte

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Bolsista desenvolvem atividades desde o início do ano e na sexta, acompanham resultados
Bolsista desenvolvem atividades desde o início do ano e na sexta, acompanham resultados

Batizado como Café, Filosofia e Arte, o evento vai além da discussão. Muito mais prático, a atividade mede o nível de participação dos alunos envolvidos. Se a audiência for boa, o programa terá desdobramento. O efeito esperado entre os mais de 145 alunos do Ensino Médio do Colégio Pedro Stelmachuk, de União da Vitória, já foi sentido no Colégio Cid Gonzaga, de Porto União. Uma segunda etapa da proposta ocorre no final do ano, maior e mais envolvente.

Nesta semana, porém, o trabalho dos bolsistas do campus da Unespar, em parceria com a professora Vanessa Gomes, está voltado para a participação dos alunos do Pedro. “Este será o primeiro evento promovido na Escola dentro do projeto. É o primeiro resultado mais prático que a gente vai buscar e os alunos estão gostando bastante”, diz Vanessa, professora de Filosofia na Instituição e uma espécie de mediadora entre a Unespar e os estudantes.

A expectativa gira em torno do evento programado para sexta-feira. É o Café Filosofia, que reúne durante toda a manhã do dia 22, uma programação mista, com teatro, poesia, desenho, música e dança. Alunos e professores sobem ao palco. Mais do que testar habilidade, o projeto revela nas entrelinhas seu maior foco. “Incentivar os alunos a desenvolver suas habilidades artísticas mas também usar a arte para desenvolver o aprendizado. Nosso ponto de partida é a arte, que pode ser um elemento para aumentar o interesse dos alunos para aprender mais”, esclarece o coordenador do projeto, Samon Noyama.

A escolha da Instituição que recebe as ações do projeto é mapeada pela discussão. Os envolvidos discutem a partir dos objetivos dele onde há necessidade de intervenção. A atividade é da Unespar, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e supervisionado pelo professor de Filosofia da escola.

Café, Filosofia e Arte

7h40

Recepção dos alunos

Café da manhã

Conversa com Samon Noyama e Sheila Bona, diretora da Instituição

8h30

Apresentação teatral

9 horas

Exibição de curtas

Declamação de poesias

Apresentação dos alunos

10h15

Apresentações de música, dança, teatro, paródia e desenho

11h30

Apresentação teatral