Seminário do PNAIC celebra formação realizada para alfabetizadores de União da Vitória

·
Atualizado há 9 anos

seminario-fafiuv-educação
(Foto: Assessoria).

O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi criado em 2012, envolvendo a União, Estados, Municípios e Instituições de Ensino, tendo como desafio alfabetizar todas as crianças brasileiras com até oito anos de idade. União da Vitória pôde capacitar, aproximadamente, 110 professores em 2013, e mais, em torno de, 100 neste ano. A maioria dos participantes do programa de 2014 lotou o auditório da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), na noite desta segunda-feira (15/12), para assistir à seleção de trabalhos, escolhidos para representar cada uma das seis turmas.

No ano passado o PNAIC focou a temática ‘Alfabetização e Letramento’, com 120 horas de curso. Em 2014 o eixo foi ‘Alfabetização com Ênfase na Matemática’ e foi ministrado durante 160 horas. Além do grupo de professores, que atuam nas escolas municipais com turmas de 1º ao 3º ano, 24 profissionais (coordenadores pedagógicos das escolas, somados da equipe da secretaria) participam do programa, com o objetivo de contribuir e apoiar o melhor desenvolvimento do trabalho. “Trata-se de excelente subsídio, fundamental para aperfeiçoar, ainda mais, o trabalho do magistério já feito com grande empenho e eficiência”, frisa a diretora geral da secretária de Educação, Carmen Winter.

No PNAIC cinco orientadoras de estudo do município participam da formação promovida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e multiplicam, posteriormente, esse conhecimento para seis turmas em União da Vitória (cinco de professores mais uma de coordenadores pedagógicos). “Elas se deslocam até Curitiba recebem essa formação e repassam, na sequência, esse aprendizado aos professores do nosso município”, destaca Carmen. O resultado foram belas demonstrações, feitas pelos seis grupos, de formas diferenciadas possíveis de apropriar e utilizar-se em sala de aula para alfabetizar e gerar melhores aproveitamentos e resultados.

Para 2015 o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec), órgão do ministério da Educação (MEC), sinaliza nova formação na perspectiva das ‘Interdisciplinares’. O número de vagas abertas para União da Vitória é definido pelo Simec, valendo-se dos dados relativos ao senso escolar. Para isso o MEC dispõe orçamento total de R$ 3,3 bilhões e atende 5.421 municípios, de todas as federações, com mais de sete milhões de estudantes dos três anos do ciclo de alfabetização, em 108 mil escolas. Dados do ministério mostram que, até agosto de 2014, 304.736 professores foram cadastrados no programa.