Exame de sangue pode prever chances de desenvolver Alzheimer

·
Atualizado há 10 anos

DoençaCientistas britânicos criaram um exame de sangue que pode prever o risco de uma pessoa desenvolver Alzheimer. Atualmente, cerca de 44 milhões de pessoas são afetadas pela doença no mundo.

Os pesquisadores conseguiram identificar, no sangue, um conjunto de proteínas capaz de prever o surgimento do Alzheimer com 87% de precisão. Isso significa que os pacientes poderiam ser tratados no estágio inicial da doença, e não apenas quando os primeiros sintomas começarem a aparecer – o que pode levar uma década pra acontecer.

Os resultados do trabalho, publicado na revista científica Alzheimer’s & Dementia, serão usados para aprimorar os testes com novos medicamentos para a doença. Além disso, novos testes com pacientes ainda precisam ser feitos antes que o exame esteja disponível em clínicas e hospitais, o que deve demorar cerca de dois anos, no mínimo.

O Alzheimer é uma doença degenerativa cujo primeiro sintoma é a perda da memória. Com o avançar do problema, pacientes também podem manifestar comportamento agressivo, irritabilidade, confusão mental, entre outros.