Indicação Geográfica da Erva Mate é tema de Simpósio no Planalto Norte

Evento aconteceu no início do mês no município de Canoinhas

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

No início do mês de novembro aconteceu em no município de Canoinhas, o II Simpósio da Indicação Geográfica do Planalto Norte Catarinense – Erva Mate.  Com uma programação variada, o evento teve como pontos de destaque a apresentação dos resultados do projeto IG da Erva Mate que esta em finalização com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a apresentação dos vencedores dos concursos fotográfico, da mascote e gastronômico.

O Simpósio contou com um bom público, formado por lideranças municipais e regionais, representantes da cadeia produtiva da erva mate, extensionistas e pesquisadores da Epagri e CIRAM, escolas participantes dos concursos, seus familiares e professores.

Concurso

O Concurso de Fotografia, Gastronomia e Mascote intitulado “IG Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense” teve suas  inscrições até o dia 30 de setembro, e teve como objetivo trabalhar o território do Planalto Norte Catarinense como tema central, além de outros subtemas como a erva-mate, para sensibilizar os participantes da riqueza do território onde vivem.

A comunidade escolar da região abrangida pelo projeto do IG da Erva Mate respondeu positivamente ao desafio e houve um grande número de inscrições.

Confira os vencedores de cada categoria:

Na categoria fotos históricas a vencedora foi Suelin Slabisk, da EEB São João Batista, de Itaiópolis.

Fotos do território do IG teve como vencedora Emilin Socreppa, da EMB Adélia Lutz, de São Bento do Sul

Já a foto primeira colocada da categoria erva mate foi de Domini Rian Fuck, da Escola Municipal Terezinha Correa Agostinho, de Bela Vista do Toldo.

Para a escolha da mascote do IG da Erva Mate foi selecionado o trabalho de Bianca Navoski, do Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder, de Irineópolis.

Já no concurso gastronômico, subdividido nas categorias comida e bebida com erva mate como um dos ingredientes, o primeiro lugar na categoria comida foi para Poliana E. W. Machado, da EBM Professora Aracy Hansen, de São Bento do Sul e o primeiro lugar na categoria bebida foi conquistado por Letícia Schimmanoski, da EEB Hercilio Buch, de Mafra.

Segundo Gilberto Neppel, coordenador do Projeto do IG, o evento faz parte das ações de sensibilização dos atores para a Indicação Geográfica, dar visibilidade à atividade e também a prestação de contas com a comunidade, com relação ao trabalho que foi desenvolvido e os quais serão daqui em diante, claro, além de despertar nos escolares o senso de pertencimento a uma região com tradição e história na atividade ervateira, objetivos que considera alcançados.

O diretor de extensão da Epagri Paulo Roberto Arruda Lisboa, os representantes do MAPA Ricardo Martins Bernardes e Diogo Carvalho, o gerente do CIRAM Hamilton Justino Vieira e os Gerentes Regionais da Epagri de Canoinhas e Mafra – Donato João Noernberg e Bernadete Grein, prestigiaram o evento, que teve como organizadores EPAGRI, CIRAM, MAPA, ASPROMATE e SINDIMATE.

Informações complementares sobre o resultado dos concursos podem ser obtidas no endereço eletrônico http://ciram.epagri.sc.gov.br/simposio_ig_emate/

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta