INFORME PUBLICITÁRIO: Divina Providência

Uma palavra-chave em São João Batista Piamarta

·
Atualizado há 9 anos

Em nossos dias cada vez mais o ser humano aposta na sua liberdade de escolha e nos seus próprios projetos de vida na área do trabalho, da família e principalmente em seus sonhos e aspirações pessoais. Todavia, o mesmo ser humano se depara no fracasso e no desespero pelas vezes que nada dá certo. Para aqueles que tem convicção e fé em Deus existe o que se chama de Divina Providência que não deixa de maneira alguma o desânimo tomar conta do coração humano.

A Divina Providência é justamente a ação misteriosa de Deus na vida diária de todas as pessoas. Mesmo para aqueles que não possuem uma vida de fé, de vez em quando se pode ouvir certas afirmações como “Isso é um milagre” ou “foi o destino que fez isso”. Para aqueles que aceitam de boa vontade a ação da Providência Divina o sentido da vida fica mais visível e a alegria fica mais intensa, pois as provações se tornam obstáculos que mais cedo ou mais tarde são superados. Isso é bem compreendido na vida de São João Batista Piamarta (1841-1913) que só teve ânimo no cuidado dos jovens carentes porque tinha uma fé inabalável na iniciativa de Deus.

As dificuldades no apostolado juvenil não foram pequenas na ação desse grande apóstolo da juventude pobre e carente. Muitas vezes a sua obra chegava quase a falência com muitas dívidas e problemas sociais da época. O bispo de Brescia, a cidade natal de Piamarta, um dia o chamou para dizer que já era a hora de fechar o Instituto que acolhia as crianças. A outra proposta do bispo era de trabalhar numa paróquia até bem estruturada com pouquíssimas dificuldades em relação ao trabalho com os jovens. Entretanto, Piamarta exclamou a frase que mostra sua fé convicta em Deus para o bispo e seu amor pelos pequenos: “Não excelência, morrerei com meus jovens”.

Confiar na Divina Providência não pode ser relacionado com comodismo, mas na ação pelo bem caritativo. Se as pessoas do século atual trabalhassem com empenho concreto, mas ao mesmo tempo confiassem em Deus, com certeza o mundo seria um lugar melhor, porque as suas motivações, além de fazer o bem, seriam também de servir ao Bem, algo tão antigo e novo, mas que deve ser lembrado para quem quer buscar um sentido mais belo para a vida.

Para quem tem mais curiosidade pelo trabalho piamartino em União da Vitória as portas estão abertas para acolhida e ajuda das crianças carentes. Visite o nosso site: http://www.piamarta.org.br. Quem quer conhecer pessoalmente, nosso endereço é Rodovia BR-479, Km 225, Bairro Mallon, CEP 84600-000. Antes de conhecer basta telefonar usando o número (42) 3524-2530.

São João Batista Piamarta, rogai por nós.