LUTO: Ex-prefeito Ardelino Grando morre aos 85 anos

Ele foi cidadão honorário e ex-prefeito de Caçador. Grando morreu aos 85 anos

·
Atualizado há 6 anos

O prefeito em exercício de Caçador (SC), Alencar Mendes, decretou luto oficial de 3 dias em razão do falecimento na manhã deste sábado, 20, de Ardelino Grando; cidadão honorário em 2008 e ex-prefeito de Caçador. Ele morreu aos 85 anos. 

Biografia

Ardelino Grando nasceu na cidade de Carazinho (RS) em 1932, filho de João Antonio Grando e Valentina de Césaro Grando, possui três filhos e sete netos. Trabalhou como bancário, iniciando suas atividades no extinto Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina, passando depois para o Banco do Brasil, onde atuou por 24 anos. Como desportista, defendeu Caçador nos Jogos Abertos durante 28 anos consecutivos, na modalidade de tiro.

Na área pública, foi eleito prefeito de Caçador em 1970, construindo em seu mandato o Terminal Rodoviário, a primeira Feira Livre, 23 escolas isoladas pelo interior, 17 campos de futebol pelo interior e fez a doação do terreno para instalação da extinta Sulca.

Como ações administrativas: reativou o Tiro de Guerra, incentivou a criação da Colônia Japonesa, criou a Comam, Bombeiros Voluntários, a Fearpe (UNIARP), além de outras conquistas na época.

Ardelino foi um dos fundadores do Lions e, recentemente, um dos fundadores da Academia Caçadorense de Letras.