Modernização do parque de iluminação terá início nesta semana

·
Atualizado há 8 anos

????????????????????????????????????
(Foto: Assessoria).

A partir desta semana, o projeto de iluminação pública, elaborado pela administração municipal de União da Vitória, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Urbano, entra na segunda etapa. É quando iniciam os serviços de melhorias e modernização do parque iluminação pública do município.

Na primeira etapa, basicamente de serviços de manutenção, foram executadas quase 1700 ordens de serviço, com mais de 3600 procedimentos. “Além da troca da lâmpada queimada, é feita a substituição de reles e realizada a instalação de braços com luminárias novas”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Urbano, Luilson Schwartz.

Conforme o secretário, quando a empresa disponibilizou o telefone 0800 para que a população pudesse informar a ocorrência de lâmpadas apagadas durante a noite ou acesas durante o dia, eram abertas entre 60 e 80 ordens de serviços. “Colocamos em dia o parque de iluminação de União da Vitória. Hoje baixou esse número, são no máximo 10 ordens recebidas, diariamente”, observa. “E, pedimos que a população continue usando o 0800 para informar. A empresa tem até 48 horas para solucionar o problema”, destaca.

Paralelo aos serviços de manutenção é realizada, gradativamente, a troca das lâmpadas de mercúrio, por luminárias modernas, as de sódio. Cerca de cinco mil pontos no município, ainda têm lâmpadas de mercúrio.

E, tem início nesta semana, os serviços de modernização da iluminação pública nas ruas Padre Saporiti e Expedicionários, trecho entre o Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv) e Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu). “É uma tecnologia chamada de vapor metálico, é uma luminária de alto rendimento e, com isso vamos dar uma condição boa para àquela região que, já está ganhando os passeios padronizados”, explica Luilson. “Vamos ter esse trecho como referência, em termos de urbanização da cidade, do melhoramento de vias e do tráfego tanto de pessoas como de veículos”, acrescenta.

O projeto luminotécnico da Ponte Interventor Manoel Ribas, a Ponte dos Arcos, com tecnologia de LED e RGB também será executado nos próximos dias. “A empresa está importando esse equipamento da Espanha. O LED é uma lâmpada de última tecnologia, tecnologia de ponta e, o RGB permite a mudança de cores”, aponta o secretário. “Vamos executar esse projeto para valorizar um dos principais cartões postais da cidade”, informa.

Esta programada, ainda, a troca da iluminação nas quatro principais praças da cidade, Alvir Riesemberg, Coronel Amazonas, Expedicionários e Visconde de Nácar. O investimento será de aproximadamente R$ 150 mil.

A área do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira da Amizade, do Campo do São Bernardo e do Estádio Municipal Álvaro Rondon, em São Cristóvão são outros locais que receberão os investimentos.

O prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, defende que, o projeto de iluminação pública elaborado é moderno e eficiente e, as principais mudanças são em termos da gestão do sistema de iluminação pública, modernização e ampliação de rede e na forma de atendimento ao munícipe. “É uma gestão moderna, rápida e de qualidade. Conseguimos dar uma resposta rápida à população e temos o controle dos serviços executados e dos materiais utilizados”, reforça.