Núcleo Executivo Regional do Programa Crescendo Juntos toma posse

·
Atualizado há 7 anos

FotoX1X-XSalvattiXeXrepresentantesXdaXSPGXduranteXreuniXXoXemXCanoinhasEm reunião realizada nesta quarta-feira, 1, pela equipe da Secretaria de Estado do Planejamento (SPG) e ADR Canoinhas, foi constituído o Núcleo Executivo Regional do Programa Crescendo Juntos, que visa promover o desenvolvimento de Santa Catarina, especificamente da região, reduzindo desigualdades regionais. O Núcleo é formado por representantes da sociedade civil organizada e do poder público.

“A região da ADR Canoinhas já está muito adiantada em seus projetos, o que é um ponto positivo, e devemos agradecer a Amplanorte, que em parceria com a ADR Canoinhas está realizando um fantástico trabalho técnico, e de acordo com nossas reais necessidades”, destacou o secretário executivo regional Aloísio Salvatti durante a abertura da reunião.

A equipe técnica da SPG que esteve presente na reunião em Canoinhas, formada pelo gerente de Desenvolvimento Regional, Altir Weber de Mello Neto; gerente de Planejamento e Avaliação, Dilvon Ferrari; e coordenador de Projetos Especiais, Vicente Sandrini Pereira, realizou explanação das próximas etapas a serem realizadas por este núcleo. A organização na região está sob coordenação da gerente de Planejamento Regional e Apoio a Políticas Públicas, Suelen Adur Wogeinaki.

O Núcleo terá o papel de implementar as ações do programa na região de Canoinhas, coordenar a construção da Agenda Regional de Desenvolvimento e articular-se com o comitê gestor do Crescendo Juntos.

A descrição sintética dos projetos candidatos e com prioridades na região deverá ser elaborada e encaminhada a SPG até o dia 10 de março. Para isso, ficou acertado no encontro que o Núcleo Executivo Regional se reunirá no próximo dia 10 de fevereiro, as 14h na sede da Gerência de Educação para organizar e encaminhar os projetos.

Sobre a região

A ADR Canoinhas possui uma população de 128.318 habitantes com 70,3% residindo no meio urbano e 29,7% no meio rural, indicando uma ruralidade maior do que a média observada no Estado. A região apresentou, no período 2000-2010, uma taxa média de crescimento demográfico de 0,43% ao ano, constituindo a ADR com a nona menor taxa de crescimento. Esse resultado se deve principalmente à maior evasão do meio rural, que apresentou uma taxa de -0,12% no período enquanto no meio urbano a taxa foi de 0,67%.

A região tem a agropecuária como principal atividade, com participação na economia superior à média estadual. Entre os estabelecimentos agropecuários, 87,5% são familiares. A maior parte deles é de pequeno porte, com 42,6% deles detendo área de terra menor que 10 hectares. Apesar de diversificada, apresenta uma forte dependência econômica da produção de fumo, cereais e de produtos da silvicultura e extração vegetal, com expressão para as indústrias de transformação (com destaque para madeira e celulose) e de construção civil.

Algumas prioridades elencadas

– Recuperação da SC 477, trecho entre Canoinhas a Papanduva e da SC 135, trecho entre Porto União a Matos Costa

– Qualificação e manutenção das estradas rurais

– Atração de médias e grandes empresas

– Fortalecimento da indústria regional

– Fortalecer o Programa Planorte Leite

– Aumentar o número de estudantes no ensino superior da região

– Implantar o Centro de Inovação Tecnológica

– Maior oferta de educação profissionalizante aos jovens

Integrantes do Núcleo Executivo Regional da ADR Canoinhas (titulares e suplentes)

– ADR Canoinhas: Aloísio Salvatti e Suelen Adur Wogeinaki.

– Amplanorte: Valéria Grossl  Mendes da Silva e Helio Daniel da Costa.

– Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR): prefeito de Canoinhas, Gilberto Passos e vice, Renato Pike

– Epagri: Donato João Noernberg e Waldomiro Sudoski

– IFSC: Maria Bertília Oss Giacomelli e Juliane Bubniak

– Segurança Pública: Cristopher Rudolf Forehner e João Marcos Dabrowski Araújo

– Educação (Undime): Rosimari de Fátima Cubas Blaka e Mauro Edson Jungles

– Associação Empresarial: Alfredo Lang Scultetus e Célia Aparecida Leão

– Sistema S: Eliézer Lourenzzetti e Cristiano Cézar Drager

– Sindicatos: Eraldo Konkol e João Francisco de Matos

– Nascar: Daniele Ennes Brey e Karina Vieira Carvalho

– UnC: Luiz Alberto Brandes e Argos Gumbowsky