Os lugares mais visitados por turistas em Porto União e União da Vitória

Secretários de Turismo revelam quais são os atrativos baseados em patrimônios históricos

·
Atualizado há 12 anos

União da Vitória e Porto União são cidades irmãs. Separadas por uma estrada de ferro que separa os dois municípios, fazendo divisa com o Paraná e Santa Catarina. Com um pé lá e outro cá é que se descobre que nada separa as cidades, mas sim as une; em especial no quesito cultural e costumes. O atrativo “Cidades Irmãs” já induz grande número de visitantes para as cidades. Para tanto, nossa reportagem apurou – junto aos secretários de turismo de Porto União e União da Vitória, quais são os lugares mais visitados por turistas.União da Vitória

De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Turismo de União da Vitória, Antonio Oscar Nhoatto, a cidade possui uma estrutura excelente para atender os turistas, seja a negócios ou simplesmente para contemplar as inúmeras atrações, em especial atrativos baseados em patrimônios históricos. A cidade, segundo ele, dispõe de gastronomia farta e de muitos sabores. O Morro do Cristo é o atrativo mais visitado, com cerca de 30 mil visitantes ao ano. Confira os atrativos mais visitados na cidade e sua história, conforme dados da secretaria.

Morro do Cristo

No ponto culminante de um dos mais altos morros que cercam o município, a 928 metros acima do nível do mar, localiza-se o símbolo maior da cidade: a estátua do Sagrado Coração de Jesus, Padroeiro do Município, inaugurada em 1968. Atingida por uma escadaria de 219 degraus.

Ponte dos Arcos

Construída na década de 40, a ponte já se integra à paisagem do município, como um monumento de arte e arquitetura, com seus 200 metros de comprimento, 10 metros de largura e 20 metros de altura máxima do vão. Situa-se na Avenida Manoel Ribas.

Maria Fumaça

Construída em 1913 nos Estados Unidos, batizada com o número 310, a locomotiva que pertenceu a R.F.F.S.A. ficou instalada na Praça Visconde de Nácar, em União da Vitória durante 28 anos. No ano de 2005 a locomotiva foi retirada da praça para realização de reforma e realizar passeios turísticos.

Sagrado Coração de Jesus (Catedral)

Aos 20 de maio de 1917, por ocasião da Visita Pastoral de S. Ex.a Dom João Francisco Braga, Bispo Diocesano de Curitiba, foi lançada e benta a pedra fundamental da futura Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, de União da Vitória, em terreno doado pelo Governo do Estado do Paraná, na pessoa do Dr. Affonso Alves de Camargo, Governador; Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Secretário da Fazenda e Cel. Amazonas de Araújo Marcondes, Prefeito Municipal de União da Vitória.

Porto União

O secretário de turismo de Porto União, Aloísio Salvatti, afirma que a cidade é composta por uma série de atividades atrativas, que narram a história do seu povo. A ênfase vai para as construções históricas da cidade. O Parque do Monge João Maria é com certeza o mais famoso ponto turístico da cidade. Confira os atrativos mais visitados na cidade, conforme dados da secretaria.

Parque do Monge João Maria

Passou recentemente por melhorias e conta agora com passarelas de acesso ao pocinho, que por muitos é considerado abençoado por São João Maria. O monge passou pela região na época da guerra do Contestado e fez história.

Igreja Nossa Senhora das Vitórias

A igreja foi uma das primeiras a se adaptar com o altar de acordo com os padrões e instruções do Concílio do Vaticano II. Situada na Rua Frei Rogério, área central.

Santo do Rio dos Pardos

Um dos mais altos do município, com 72 metros de queda, local que reúne bela flora e fauna. O salto faz divisa entre Porto União e Matos Costa.

Estação Ferroviária

A Estação já foi palco para grandes viagens do Brasil por meio da linha do trem. Hoje, o local, que é também divisão entre os dois municípios: Porto União e União da Vitória; ainda abriga a Maria Fumaça que faz passeios esporadicamente até as proximidades. Atualmente também, do lado catarinense, a estação abriga a Fundação de Cultura e a Câmara de Vereadores.

Turismo Brasileiro

O turismo brasileiro apresenta uma participação de 7% do PIB nacional, uma geração de 5,5 milhões de empregos e uma receita cambial de US$ 5,8 bilhões, promovendo impactos significativos creditados a uma movimentação de mais de 52 setores na economia do país (MTur/Embratur, 2008). Restringindo a análise para São Paulo, este Estado, com uma população que ultrapassa a 41,6 milhões de habitantes e detém 31% do PIB nacional, desponta como um dos Estados brasileiros mais visitados. Em 2009, o Estado atraiu uma demanda de 1.842.796 de visitantes estrangeiros, e foi responsável por receber 42.430.912 turistas domésticos do Brasil em 2007.