Paulo Frontin é grande produtor de maçã

Os produtores estão esperando uma boa colheita na safra 2016/2017.  No ano passado, a colheita da fruta foi prejudicada por causa do clima

·
Atualizado há 7 anos

Os produtores de maçãs da cidade vizinha de Paulo Frontin, estão esperando uma boa colheita na safra 2016/2017. As condições climáticas, com bastante frio em 2016, favoreceram o desenvolvimento das plantas e seu ciclo produtivo. A informação é compartilhada por quem entende do assunto e também estima ótimas vendas para o período, que neste caso é a produtora Lindamir Anelize Freyhardt.

Há mais de dois anos, ao lado da sogra Onilza e do esposo Felipe, as vendas da maça seguem em pleno vapor. Lindamir montou uma barraca para a venda da fruta, na Colônia Agudos, no Trevo de acesso a Paulo Frontin. Ali, as maças chamam a atenção, pela boa localização e bom preço do alimento.

Segundo Lindamir, até o momento praticamente todos os pomares estão indo bem. O plantio conta com 17 mil e 5 mil pés plantados de maças das variedades Eva e Gala, respectivamente, sendo as principais cultivadas e consumidas no local. Lindamir afirma que também comercializam outras três variedades, que são a Condessa, Princesa e Julieta. A comercialização começou em 20 de dezembro de 2016 e deve seguir até 20 de janeiro de 2017.

Vendas

Bom humor na hora das vendas é o que não falta para a dupla Lindamir e Onilza. O trabalho em família é, inclusive, enaltecido pelos moradores de Paulo Frontin. Os pomares que contemplam os olhos e a fruta que atrai inúmeros turistas, não é a principal fonte de renda dos Freyhardt. Onilza é professora aposentada e Lindamir é professora no ensino fundamental e médio em Paulo frontin. “Aproveitamos as férias para divulgar nosso trabalho e propagar o consumo da maça de qualidade pela região, que modéstia parte, é muito saborosa”, afirma Lindamir.

A fruta é comercializada todos os dias, das 8h às 20h, ao valor de R$ 3,00 o quilo. Inclusive as maças dos Freyhardt são transportadas para Fraibugo – SC.

Cultivo

Conforme informações do Sebrae, no Brasil, a produção de maçã se concentra nas variedades da Gala e Fuji, que representam em torno de 90% da área plantada. Outras cultivares plantadas são a Eva, Golden Delicious, Brasil, Anna, Condessa, Catarina, Granny Smith. As cultivares Eva, Anna e Condessa possuem baixa exigência de frio, o que as torna recomendáveis para plantio em regiões mais quentes e com produção entre dezembro e a primeira quinzena de janeiro. A produtividade média da maçã no Brasil varia de 15 a 30 t/ha de frutos em pomares.

Fotos: Wannessa Stenzel

macaX2
As maças dão “água na boca”.
maXXaX1
A venda da fruta fica localizada na Colônia Agudos, no Trevo de acesso a Paulo Frontin