Pet’s no verão: O que eles querem é sombra e água fresca

Profissional do Vale do Iguaçu revela que manter o animal hidratado é o primeiro passo para que a época do ano não seja um sofrimento

·
Atualizado há 7 anos

animais
Os animais, principalmente os que tenham muito pelo, podem ficar bem desidratados no verão, por isso, certifique-se que ele esteja sempre ingerindo bastante água. (Foto: Wannessa Stenzel)

Ela cuida de cinco cachorros e duas tartarugas. Mas estes são os bichinhos de estimação de Luciana Wancura Marcus, os animais que ela cuida em casa. Além destes, ela já cuidou de tanto animal que já perdeu as contas. Há dez anos, Luciana formou-se em medicina veterinária e, hoje, além de professora do curso, também atende no Hospital Veterinário da Unidade de Ensino Superior do Vale do Iguaçu (Uniguaçu).

Com sua experiência em atendimentos, Wancura comenta que os cuidados com os Pet’s no verão aumentam. As altas temperaturas, no entanto, podem dar um pouco mais de trabalho na hora de cuidar do bem estar do bichinho. “O que os animais querem nestes dias quentes é sombra e água fresca”, comenta.

Ela diz que a hidratação é essencial. Os animais, principalmente os que tenham muito pelo, podem ficar bem desidratados no verão, por isso, certifique-se que ele esteja sempre ingerindo bastante água. “O segredo é deixar mais de um ponto de água espalhado pela casa, assim, se o animal fica com preguiça, ele tem como se hidratar facilmente”, orienta.

A profissional comenta ainda que o ideal também é evitar passeios nos horários mais quentes, entre às 10h e 17h, então o ideal é sair de manhã ou ao final da tarde.

Alimentação

Se o animal comer menos, não se desespere. Assim como os humanos, os animais tendem a comer menos em dias de altas temperaturas. “Se o ritmo de alimentação dele diminuir, não se preocupe, é normal”.

Tosa, já!

Se o cão ou gato forem muito peludos é importantíssimo fazer uma tosa especial para o verão. Ninguém gosta de vestir um casaco embaixo do sol escaldante, não é mesmo?

Dar banhos

No verão, cães e gatos podem — e devem — tomar, em média, um banho por semana. Além de contribuir para a higiene, o hábito refresca os animais. A recomendação é lavá-los com água em temperatura ambiente e xampu especial para pets, neutro e hipoalergênico.