PORTO UNIÃO: Inauguração do monumento marca festa dos cem anos

Autoridades de toda a região participaram da solenidade realizada ontem. Durante a tarde, teve bolo, sinfonia, show e brincadeira para os baixinhos

·
Atualizado há 7 anos

O dia foi de festa na comunidade de Porto União. Ontem, 5, por conta do feriado municipal, muitos conseguiram acompanhar o programa de comemoração do centenário. A agenda começou logo cedo (veja mais nesta edição) e terminou apenas no final do dia.

Mas, sem dúvida, foi o cronograma da tarde o mais movimentado de todos. A “cereja do bolo”, como já era esperado, foi a inauguração do monumento dos cem anos. Ele fica no entroncamento das ruas Sete de Setembro com a Siqueira Campos, no centro. Alvo de muita polemica ao longo de sua construção, o marco tem exatos 9,48 metros de altura, fica na Praça Hercílio Luz, na outra ponta do Chafariz, criado para as comemorações dos 50 anos da cidade.

O monumento estava coberto com uma lona já há algumas semanas, o que garantiu o suspense – e a curiosidade – sobre seus detalhes. Tudo isso foi revelado em poucos minutos ontem, às 14h30. Lentamente, a peça foi descoberta, revelando um monumento de peso, maciço e que nas suas quatro placas, resumem a história de Porto União. A data de emancipação da cidade, 5 de setembro de 1917, está em destaque. “Esse monumento marca os cem anos da nossa cidade. Temos mais à frente o marco dos 50 anos, construído pelo ex-prefeito Victor Buch Filho. Ficam perto, para mostrar os cem anos de luta, de trabalho, das alegrias. O que queremos é que agora Porto União cresça ainda mais e se transforme num grande município que contribua com a história catarinense. Que este monumento represente a união dos povos, a nossa luta, a nossa garra”, disse à reportagem do jornal O Comércio, emocionado, o prefeito Eliseu Mibach.

Ao lado do prefeito, alguns de seus antecessores, acompanharam a cerimônia. Ainda, autoridades políticas e militares, além dos vereadores da cidade, também estiveram no evento. “Deus nos permitiu um dia lindo, depois de tantos dias nublados. Hoje tivemos uma graça divina de ter o sol desde cedo, para abrilhantar e deixar este dia 5 de setembro cada vez mais lindo”, falou, já em seu discurso de inauguração do monumento.

Bolo

Teve bolo, mas não no formato original. Pensando na higiene do transporte e consumo do doce, a organização da festa organizou a iguaria em pedaços e em caixinhas plásticas. Isso, em todos os cem metros do bolo. Assim, quem quis participar do ‘Parabéns’ e comer o doce, fez isso sem fila e com bastante tranquilidade. Os pedaços do bolo foram colocados em frente à Câmara de Vereadores. Uma padaria de Porto União, vencedora da concorrência, confeccionou o doce. “Esse ano foi diferente. Tudo em caixinha, sem confusão”, sorriu Sérgio Buch, da Secretaria da Cultura. O prefeito Eliseu e sua esposa, fizeram o corte simbólico de um bolo fake, colocado exatamente em frente à entrada do Legislativo. Uma réplica do monumento foi colocada no doce, como surpresa à Mibach.

Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis

A instituição, da Área Industrial de Porto União, ocupou boa parte da plataforma da Estação União. Incluindo o vagão da Maria Fumaça. Teve poesia, maquete dos principais atrativos da cidade e exposição de fotos. “Neste ano, a gente trabalhou o tema Meio Ambiente junto com o Centenário de Porto União”, explicou, orgulhosa, a diretora do Núcleo, Gisele Casagrande.

Fotos: Mariana Honesko