Prefeitura desemperra programas de asfaltamento e iluminação pública

Problemas de trâmite licitatório atrasaram planos da Administração de União da Vitória

·
Atualizado há 9 anos

britador-uniaodavitoria-servicos
Britador móvel vai baratear custo de asfaltamento. (Foto: Divulgação).

Já dá para comemorar? Ainda não. A prudência ensina a não colocar a carroça na frente dos bois. A prefeitura de União da Vitória, depois de enfrentar os trâmites burocráticos, conseguiu resolver dois problemas que atrasaram obras de asfaltamento e iluminação púbica na cidade.

Depois de realizar estudos e levantamentos técnicos específicos, a prefeitura de União da Vitória, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, elaborou um projeto de iluminação pública. O projeto passou por uma licitação e estava em fase final de contestação, até ontem. Segundo a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, a empresa vencedora da concorrência pública vai assinar o contrato no início da semana que vem e iniciar imediatamente os trabalhos.

De acordo com os técnicos da secretaria, o prazo de contestação se encerrou na tarde de ontem e, segundo os técnicos do setor de licitação, ninguém se pronunciou contra o processo licitatório. A partir da nova contratação a empresa terá de implantar, em um prazo máximo de 90 dias, um sistema informatizado que permita o gerenciamento do Sistema de Iluminação Pública a nível patrimonial, quantitativo, qualitativo e operacional, vinculando cada ponto luminoso a um número-código. Também deverão criar um 0800 para atendimento ao público.

Asfaltamento

O Programa Nosso Asfalto da gestão municipal virou mais uma página para a viabilização do programa. A licitação para o britador móvel foi concluída. A empresa Destroy, de Nova Lima (MG) já está instalando seu acampamento em União da Vitória e fazendo o translado do equipamento. A próxima etapa agora é a licitação dos insumos, como CAP (emulsão), tubos, material para confeccionar calçadas e até grama. CAP é um material termo-sensível utilizado principalmente para aplicação em trabalhos de pavimentação, pois, além de suas propriedades aglutinantes e impermeabilizantes, possui características de flexibilidade e alta resistência. Em caso de trâmite normal para a compra dos insumos são de 45 dias, se não ocorrer contestações no resultado do processo.

A Administração objetiva, com o britador móvel, reduzir o preço da brita em quase 50%. O prefeito Pedro Ivo Ilkiv quer levar asfalto para um grande número de ruas, no centro e nos bairros de União da Vitória.