Primeira Parada do Orgulho LGBT toma as ruas do Vale

Encontro foi no final de semana e reuniu cerca de cem pessoas para marcha

·
Atualizado há 8 anos

LGBTXX1X
Público compareceu e com faixas saiu às ruas pedindo por mais respeito. (Foto: Eloize Konheriski).

A comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e travestis, transexuais e transgêneros (LGBT) do Vale do Iguaçu realizou no domingo, 25, a primeira Parada do Orgulho LGBT das Gêmeas do Iguaçu. Conforme a organização, cerca de cem pessoas participaram do movimento. O grupo deu início com a concentração às 15 horas e seguiu em passeata pela Avenida Manoel Ribas até chegar na Praça do Contestado, do lado de Porto União. Por lá algumas entidades e associações tiveram um momento de fala.

Para a organização a avaliação da Parada foi melhor do que o esperado. “Ficamos contentes com nosso evento”, frisou. Com isso uma segunda movimentação já está sendo discutida pelo grupo.

Não foi registrado nenhum conflito durante a marcha, nem durante a concentração na Praça. O movimento foi pacífico. “A recepção foi ótima, mas ainda nossa cidade é bastante conservadora, ainda há muito o que se fazer para quebrar esse tipo de “tabu”. É apenas um de muitos atos em prol da visibilidade LGBT das nossas cidades.”

Apesar de ter reunido bom público a organização acredita que para quebrar as barreiras do preconceito, em especial no Vale do Iguaçu, ainda terão de ser realizados muitos atos. “Pouco para mudanças [Parada] mas é uma porta para o público em comum reconhecer os LGBTs e, claro, para os mesmos poderem se sentirem seguros de pegar e “sair do armário”, comentou a organização.

A APP-Sindicado, Coletivos Insurgência Feminista e Mais Que Amélias além da AHHEMP também participaram da marcha. Caravanas de cidades da região também desembarcaram por aqui para participar da marcha. Neste ano a Parada levou o tema lgbtfobia.

Outras cidades do Brasil também realizaram marcha do Orgulho LGBT durante o final de semana. Em Sorocaba interior de São Paulo, por exemplo, a 11ª Parada levou 15 mil pessoas às ruas.

Há quatro décadas

Uma batida policial no bar Stonewall, frequentado por gays e lésbicas em Nova York, em 1969, deu o pontapé para a primeira parada do orgulho LGBT do mundo. A prisão e o espancamento de várias pessoas levaram 2 mil manifestantes às ruas da cidade no dia 28 de junho daquele ano.

Vinte anos depois a Parada chegou ao Brasil. Por aqui a cidade de São Paulo é o maior palco da Parada LGBT do País.

Fotos: Eloize Konheriski