Projeto da quarta ponte avança em União da Vitória

Equipe técnica de Curitiba trabalhou no feriado para adiantar o processo

quarta-ponte-uniaodavitoria
O sonho da quarta ponte está virando realidade. (Foto: Reprodução/Luiz Jorge Uliniki).

Técnicos de Curitiba estiveram na quinta-feira, 4, feriado de Corpus Christi, em União da Vitória, vistoriando o local onde será instalada a nova ponte ligando o centro do município até o Distrito de São Cristóvão. De acordo com o prefeito Pedro Ivo Ilkiv (PT), o projeto está em fase final de execução. “Os técnicos vieram ver ‘in loco’ onde será o lugar da construção e discutir alguns dados em relação ao projeto”, disse o prefeito.

Ilkiv explicou que o projeto está sendo feito em duas partes. “A primeira é a construção da ponte propriamente dita e a segunda é a questão das obras complementares, como aterros, ciclovias, passeios e as quatro pistas de fuga e refúgio”, explicou.

O prefeito disse ainda que já está pronta a sondagem do rio para verificar a quantos metros será a perfuração para os pilares. “Estamos exigindo no projeto tubulão com ar comprimido, nos mesmos moldes da Ponte Domício Scaramella”, disse. Faltam alguns pequenos detalhes na área ambiental e a questão da navegação. O prefeito elogiou a celeridade do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e diz que o governo do Estado tem sido parceiro de União da Vitória. Quanto a licitação o prefeito foi taxativo. “É só o governo autorizar. A licitação deve tramitar em 45 dias aproximadamente”, garante. Ilkiv entende que, por ser uma obra grande, somente empresas capacitadas e idôneas devem entrar no processo.

A expectativa é que após o Ministério das Cidades concluir a análise do projeto, que começou na terça-feira, 2, ele será incluído como ‘extra pauta no PAC 2’, ainda para licitar no segundo semestre e, com previsão de início da obra em 2016.

A quarta ponte

Ilkiv explica que a nova ponte será construída ao lado da atual Ponte de Ferro que pode ter, futuramente, o retorno dos trilhos para trem de passageiros ou turismo, ou passagem de pedestres e ciclistas. Isso será discutido futuramente com a população. A obra prevê pontos de entrada e saída na parte central e avenida anexa em direção ao Panorama. “Provavelmente, a pista siga até as proximidades do novo posto, de grande porte, que estamos construindo no São Cristóvão”, frisa o prefeito. A expectativa é de licitar a obra, no valor de aproximadamente R$ 42 milhões, ainda em 2015, e iniciar a construção no início de 2016”, informou.

A quarta ponte é tão sonhada que uma montagem publicada no Facebook do artesão e artista Luiz Jorge Uliniki imaginou, de forma bem-humorada, como seria a nova ponte. Uliniki afirmou na rede social que a ponte é um sonho da comunidade de São Cristóvão e pilar de desenvolvimento do local.

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

  • Gilson - 08 de junho de 2015 - 20h 25
    Atenção AREF você disse que quando a ponte sair você iria dar a mão pro Prefeito e se filiará no PT..... Ta chegando a hora....kkk
    Responder
  • Will - 08 de junho de 2015 - 22h 53
    não sei qual é a ideia de fazer mais uma ponte ligando você entrou com são cristóvão sendo que seria bem mais útil colocar ela mais próximo à área industrial!!!
    Responder
  • Willian m - 08 de junho de 2015 - 22h 56
    não sei qual é a ideia de fazer mais uma ponte ligando o centro com são cristóvão sendo que seria mais útil próximo à área industrial!!
    Responder