Safra maior derruba preço da mandioca

·
Atualizado há 9 anos

As boas safras de mandioca dos últimos anos fizeram muita gente apostar na cultura, no interior paulista. Mas o resultado pode não ser o esperado. Com o avanço da colheita na região, assim como no Nordeste, hoje tem mais mandioca que comprador no mercado. E a consequência é sentida no bolso do produtor, que ano passado recebia 600 e hoje recebe menos de 200 reais pela tonelada.

E quando o assunto é o milho, a situação de momento é bem parecida. Principalmente no Mato Grosso e no Paraná, a previsão é de uma safra bastante positiva. Mas não se sabe ainda se existe demanda pra toda essa produção. O resultado foi uma queda de 12 por cento no preço, em abril, para a casa de 25 reais a saca de 60 quilos, no indicador Esalq/Bovespa.

E no Mato Grosso, o vazio sanitário da soja foi adiado em um mês. Deveria ter começado na última sexta-feira, mas a proibição de cultivo passará a valer apenas em primeiro de junho. O motivo é o atraso no plantio por conta da falta de chuva, principalmente no fim do ano passado. O objetivo do vazio sanitário, que terminará no dia 15 de setembro, é combater a ferrugem asiática