Dia Mundial Sem Tabaco

·
Atualizado há 10 anos

 
Dia 31 de Maio é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco, a data foi criada pela OMS – Organização Mundial da Saúde, em 1987, para alertar sobre os riscos do tabagismo.
Segundo pesquisa feita em 2008 pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aproximadamente 25 milhões de brasileiros com mais de 15 anos fumavam derivados de tabaco. Apesar de 93% dos fumantes declararem ter ciência dos males do fumo e 67% ter percebido campanhas antitabaco nos meios de comunicação, apenas 52% tinham planos de parar e só 7% queriam por a ideia em prática no mês seguinte à pesquisa. Entre o total de fumantes, cerca de 85% consumiam tabaco diariamente, sendo que 33% fumavam, em média, de 15 a 24 cigarros por dia.
Segundo a OMS, a cada ano cerca de 5 milhões de pessoas morrem por fatores atribuídos ao tabaco. A estimativa é que em duas décadas o número aumente para 8 milhões, com 80% dos óbitos em países com menor renda. A OMS alerta: “O tabaco mata mais que tuberculose, Aids e malária juntas”. No Brasil, de acordo com dados de 2012 do Inca, 11% das mortes do país são atribuíveis ao tabaco. Entre as provocadas por câncer de pulmão, traqueia e brônquios, 72% deve-se ao tabagismo.
31-De-Maio-Dia-Mundial-sem-Tabaco