Índice de perdas da Sanepar em 2014 foi o menor da história

Comparado a 2013, caiu 5%, resultado considerado extremamente positivo

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Atualizado há 9 anos

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em 2014, conseguiu obter o seu menor índice de perdas por ligação de água. Este é o principal indicador do setor de saneamento. No ano passado, na Sanepar, ele foi de 226,91 litros/ligação/dia. Deste total 159,77 litros/ligação/dia são decorrentes de vazamentos. Comparado com outras companhias estaduais, o indicador da Sanepar está entre os menores do Brasil e com uma vantagem adicional – a Sanepar é uma das poucas empresas do setor que sabe exatamente quanto produz e quanto entrega aos seus clientes. Isso porque a empresa utiliza criteriosos sistemas de medição.

“O combate às perdas na Sanepar está estruturado nas manutenções preventivas dos sistemas de medição, rigor no trabalho de inteligência dos centros de controle operacional, implantação de válvulas redutoras de pressão, pesquisas noturnas de vazamentos. Estes são alguns dos cuidados que temos na gestão das perdas, que representa investimento anual de R$ 46 milhões”, afirma o diretor de Operações, Paulo Alberto Dedavid. Combater as perdas é trabalho permanente das companhias de saneamento. No setor, manter o índice de perdas do ano anterior já é considerado resultado positivo. Em relação a 2013, quando as perdas foram de 239 litros/ligação/dia, o índice caiu 5%.

Os dados de 2014 da Sanepar vão compor o próximo estudo a ser divulgado pelo Instituto Trata Brasil que, em parceria com a GO Associados, divulgou nesta semana o estudo “Perdas de Água: Desafios ao Avanço do Saneamento Básico e à Escassez Hídrica”, baseado nas informações de 2013, as mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). O documento do Trata Brasil revela que em 2013 o Paraná apresentou o menor índice da Região Sul – 33,35% – e um dos menores do Brasil. Os dados nacionais mostram perdas de 37%.

COMBATE AOS VAZAMENTOS – Para que a Sanepar possa corrigir os vazamentos no menor tempo possível, a população pode contribuir, informando sempre que perceber algum vazamento de água na rua. O telefone de atendimento da Sanepar – 0800 200 0115 – funciona 24 horas e as ligações são gratuitas, inclusive quando feitas a partir de telefone celular.

Quando o vazamento for dentro do imóvel, a recomendação é que o cliente providencie o conserto o mais rápido possível para que a perda de água não se transforme numa conta elevada no final do mês.

O QUE É – Perda é toda a água distribuída não contabilizada nos hidrômetros instalados em todos os imóveis atendidos pela Sanepar. O cálculo de perdas resulta da diferença entre o volume produzido pela Companhia e o volume medido pelos hidrômetros. A água perdida nos vazamentos é chamada de perda real. A perda aparente também faz parte deste cálculo e inclui a água que é consumida, mas não é medida e nem faturada devido a furtos, fraudes e ligações clandestinas.

Há ainda a perda decorrente do fornecimento gratuito de água, como fornecida para hidrantes e destinada a combater incêndios, torneiras públicas e caminhões-pipa para a população, em situações emergenciais. Já a perda operacional se refere à água utilizada pela Companhia na lavagem dos tanques das estações de tratamento e na limpeza de reservatórios, por exemplo. A Sanepar controla as perdas desde 1986.

500 MIL HIDRÔMETROS POR ANO – A troca de medidores é uma das medidas utilizadas pela Sanepar para reduzir as perdas. Anualmente, a Companhia substitui cerca de 400 mil hidrômetros e instala aproximadamente 100 mil novos aparelhos. O relógio que registra o consumo de água em cada imóvel tem um número que guarda a memória do hidrômetro, com a data exata da instalação e quando a troca deve ser feita.

Outra importante prática para a redução das perdas é a setorização das redes, que permite alterar o fluxo da água numa determinada região, conforme a necessidade. Com isto, durante os serviços de manutenção, menos clientes são prejudicados durante os trabalhos. Esta medida ajuda a reduzir as perdas porque, ao se colocar em carga (pressurizar) uma rede que esteve em manutenção, pode ocorrer rompimento.

Nos centros de controle operacional implantados nas maiores cidades do Estado, o serviço de inteligência garante a melhor operação dos sistemas. Válvulas redutoras de pressão também contribuem para a redução das perdas porque quanto menor a pressão, menos água é perdida, se houver vazamento na rede.