Pessoas acima dos 45 anos são a maioria entre os infectados pelo vírus da hepatite C

·
Atualizado há 10 anos

7 em cada 10 pessoas com hepatite C têm mais de 45 anos de idade. A constatação é da Sociedade Brasileira de Hepatologia, que está fazendo uma campanha para alertar essa população sobre a importância de diagnosticar a doença.

O objetivo é incentivar os pacientes com mais de 45 anos a pedirem pelo teste de hepatite C e também ajudar a conscientizar os médicos sobre a importância de solicitar o exame para os pacientes acima dessa idade.

A Hepatite C é uma inflamação no fígado causada pelo vírus HCV. A doença é transmitida pelo contato com o sangue contaminado através, por exemplo, de relações sexuais, seringas e alicates de unha compartilhados.

Como não costuma apresentar sintomas, o doente só descobre que tem o problema depois de anos de infecção, quando a hepatite já está em grau avançado. Em alguns casos mais graves, o paciente já desenvolveu cirrose ou câncer no fígado e está correndo sério risco de morte quando fica sabendo que tem o problema.

O HCV é identificado através do exame de sangue e quanto mais rápido for descoberta a infecção, mais altas são as chances de sucesso no tratamento.

O teste é simples e o resultado sai em 15 minutos.