Sétima edição do projeto Rio Limpo acontece em maio

downloadA sétima edição do Rio Limpo, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) já tem data marcada. O evento que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade ambiental do Rio Iguaçu, além de promover a conscientização da população sobre a importância de não poluir, acontece no dia 5 de maio, no Clube Náutico Hobi.

A ideia da realização do projeto surgiu durante as aulas do curso de Engenharia Ambiental, em 2012, em uma discussão sobre os problemas ambientais da região e como o curso poderia colaborar de forma a trazer benefícios para o meio ambiente e também atuar na educação ambiental junto à comunidade. Para Lisandra Kaminski, coordenadora do curso e organizadora do Rio Limpo, a melhoria da qualidade ambiental do rio é benéfica para a população que utiliza a água nas suas atividades diárias em casa, no trabalho e na agricultura. “O evento também permite que a comunidade visitante observe a retirada de lixo do rio e, com isso, reflita sobre suas ações que impactam no meio ambiente, como destinação inadequada dos resíduos que produz, desperdício de água e energia elétrica e consumo excessivo. Também, as ações de educação ambiental, realizadas principalmente para o público infantil no local do evento contribuem para o aprendizado das crianças com relação aos cuidados com o meio ambiente, formando cidadãos com maior responsabilidade ambiental. Ainda, nesta edição, haverá no local um ponto de coleta em quantidades limitadas de pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, lixo eletrônico e óleo de cozinha usado, oportunizando a destinação ambientalmente adequada destes resíduos que não são recolhidos na coleta pública”, explica.

Lisandra afirma que a expectativa a cada nova edição é de um maior número de envolvidos, incluindo parceiros, voluntários e visitantes, visando atingir o maior número de pessoas e contribuir com a conscientização ambiental da população. “Também estamos preparando um layout diferente no local do evento. A ideia, neste ano, é aproximar a realização das atividades ofertadas para a comunidade do local de saída e retorno dos barcos, fazendo com que os visitantes e demais envolvidos tenham melhor visualização da atuação dos voluntários. Nas edições anteriores as atividades ficaram concentradas na área coberta do Clube Náutico, distantes das ações dos voluntários nos barcos. Também haverá outras atividades diferentes dos anos anteriores, as quais serão divulgadas conforme forem sendo confirmadas”, comenta.

Os interessados podem participar como voluntários ou como visitantes. Os voluntários são aqueles que se inscrevem previamente para auxiliar nas ações de retirada de lixo ou nas atividades oferecidas para a comunidade visitante. Há a possibilidade, ainda na categoria de voluntários, de proprietários de embarcações inscreverem-se e aos seus barcos para transportar as pessoas que farão o recolhimento dos resíduos no rio. Os visitantes são aqueles que comparecem no local, no dia do evento, para visualizar e acompanhar a retirada de lixo pelos voluntários ou para participarem de alguma atividade ofertada no local. “Participando como voluntário, as pessoas conseguirão realmente contribuir com o meio ambiente. A mudança de atitudes das pessoas para com o meio ambiente reflete em melhorias na vida de todos. Como visitantes, as pessoas poderão observar a retirada de lixo pelos voluntários e, com isso, perceber o nível de impacto que estamos causando no rio, além de poder participar das atividades realizadas no local”, ilustra.

As embarcações com condutores podem ser inscritas previamente com a professora Lisandra pelo telefone da UNIUV (3522-1837), celular (99936-9166) ou e-mail (prof.lisandra@uniuv.edu.br).

As atrações confirmadas para o evento são: aferição de pressão arterial e glicemia; troca de um litro de óleo de cozinha usado por um sabão ecológico; exposições de entidades e empresas; feira de adoção de cães; distribuição de mudas de árvores nativas e de temperos verdes; Rock In Rio Limpo (shows com bandas da região), venda de pasteis, lanches e bebidas e passeio de barco promovido pelo Parque Histórico Iguassu (R$ 25 por pessoa).

O Rio Limpo é uma realização da UNIUV e do curso de Engenharia Ambiental, com parceria do Grupo Hobi e do Clube Náutico Hobi, com apoio da Ecovale, Delima soluções em transportes, Grupo Ravanello, Quinto Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sanepar, Hotel 10, Copel, Pormade, Associação de Pesca Esportiva do Médio Iguaçu, Sesi, Senai, Instituto Ambiental do Paraná, Ibama, Coopertrage, Rotary, Lions e Prefeitura Municipal de União da Vitória.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta