TCE – PR quer o fim de cidades com menos de 5 mil habitantes

Na região, somente Porto Vitória seria atingida pela extinção

·
Atualizado há 7 anos

PortoXVitXXriaPrefeitos do interior do Paraná realizaram uma reunião na quinta-feira (12), para discutir uma proposta do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que prevê a extinção de pequenas cidades, com menos de 5 mil moradores. Segundo o TCE, a proposta pode ajudar a reduzir custos para a administração pública. A proposta é que essas cidades sejam unidas a municípios vizinhos, aumentando, com isso, a população desses municípios e reduzindo a máquina pública. Seriam menos prefeitos, secretários municipais, vereadores para receberem recursos dos moradores dessas cidades.

Outro ponto defendido na ideia é o fato de que muitas dessas pequenas cidades não conseguem arrecadar impostos suficientes para a própria manutenção e dependem de recursos federais, do fundo dos municípios para poderem ser geridos. O TCE diz que essas cidades não conseguem oferecer serviços básicos de qualidade aos moradores. o ex-presidente do TCE, Ivan Bonilha, afirma que eles [os municípios com menos de 5 mil habitantes], têm dificuldade em se estruturar, em prestar um bom serviço público, na medida em que são muito pequenos, não têm estrutura, não recebem os recursos de modo que possam fazer frente a esses gastos, às necessidades da sua comunidade . Se a proposta for viabilizada, das 399 cidades atualmente no Paraná, 96 deixariam de existir. No sudoeste do Paraná, nove dos 46 municípios da região seriam extintos.

Porto Vitória entraria na proposta de extinção

Caso a proposta do TCE-PR vingue, o único município da região de União da Vitória que seria atingido é  Porto Vitória.  Paula Freitas escaparia por pouco da proposta. Confira a população dos municípios da Amsulpar:

Bituruna – 16.480
Cruz Machado – 18.807
General Carneiro  – 14.039
Paula Freitas  – 5.773
Paulo Frontin  – 7.291
Porto Vitória  – 4.14

  • Com informações G1/PR