Túnel da Estação União só abre a pedidos

Por temor de vandalismo, Amigos do Trem deixa as portas fechadas. Mas com agendamentos é possível caminhar embaixo da terra

·
Atualizado há 9 anos

tunel-estacao-uniao
Durante a Festa do Xixo, túnel ficou aberto para visitação: embaixo da terra, exposições atraíram os visitantes. (Foto: Mariana Honesko).

A reabertura do túnel na Estação União foi uma das grandes novidades apresentadas pela organização da Festa do Xixo, na edição do ano passado. Depois de anos fechado, ou pela falta de incentivo ou por danos hidráulicos que faziam inundar o espaço, o túnel voltou a ser aberto. Mais do que isso: em dezembro de 2014, os visitantes da festa puderam caminhar embaixo da terra, em uma travessia impar no País, cuja ligação une duas cidades e dois estados a partir do subsolo.

Ocorre que, desde a festa, o atrativo foi pouco explorado. Conforme a Associação Comercial de Porto União (Acipu), idealizadora da reabertura, a responsabilidade pela manutenção ficou a cargo dos Amigos do Trem, entidade formada por ferroviários aposentados que, por conta de sua sede, sempre estão na Estação União. São eles, os donos de uma das chaves do túnel.

Representante da categoria, Antônio Xavier Paes, garante que as visitas ocorrem e com alguma frequência. “Estamos abrindo cada vez que vem uma escola, um turista. Eu até ofereço para mostrar quando vejo alguém de fora, tirando fotos”, afirma. “Tem dias que abrimos até três ou quatro vezes”, completa.

tunel-estacao-uniao2
“Casinhas” escondem a passagem secreta: abertura só com pedido

De acordo com a Associação Amigos do Trem, a manutenção das portas fechadas a maioria do tempo é fruto do temor pelos atos de vandalismo. Assim, ele só é aberto a partir do pedido feito na entidade. Os agendamentos funcionam melhor neste aspecto. “O turista pode procurar os Amigos do Trem ou um de nós ferroviários, e pedir para visitar”, explica Paes.

Passagem movimentada

O túnel liga os estados de Santa Catarina e Paraná por baixo da terra por uma travessia curta. O espaço é antigo, fundado junto com a Estação União. Na época, o túnel garantia segurança aos usuários dos trens que, por conta do movimento intenso, só tinham o túnel como canal de travessia. No meio do caminho, o “atravessador” deixa Santa Catarina e alcança o Paraná. E vice-versa. O espaço é único, raro e, por todas as suas condições, atrativo turístico.

Para agendar visitas

Não há custos. Basta procurar os Amigos do Trem, que tem sede na Estação União, ou ligar para os telefones 3522-9381 e 9996-3038, ambos com DDD 42.