União da Vitória terá mais de um CEP

Projeto segue em tramitação e mesmo não tendo data para ser implantado, sua colocação é definitiva. Endereço postal genérico será substituído

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Vantagens: a colocação de mais endereços pode também facilitar o trabalho dos carteiros
Vantagens: a colocação de mais endereços pode também facilitar o trabalho dos carteiros

O que era apenas especulação ganhou contornos mais fortes. A colocação de mais de um endereço postal em União da Vitória, conforme a gerência dos Correios no município, não tem mais volta. “É fato, vai acontecer”, confirma o gerente operacional do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD), Toni Fabiano Carvalho Scarsanella. O projeto está nos Correios em Curitiba, para formatação. A mudança é considerável e depende de estudo técnico para ser implantada.

De modo geral, a alteração prevê a substituição do único CEP da cidade, o 84600-000, por uma infinidade de outros algarismos. Com a alteração, todas as ruas passam a ter seu próprio código. Algumas, inclusive, são passíveis da colocação de até mais de um endereço. A ação só é possível para cidades com mais de 50 mil habitantes, como é o caso de União da Vitória. Além do projeto técnico, a mudança depende da parceria com a prefeitura. É ela quem vai fornecer aos Correios os mapas, a relação de bairros e logradouros, bem como vai definir o nome das novas ruas e a colocação das placas.

As vantagens

A variedade de números parece confusa mas, segundo os Correios, a identificação de cada rua garante mais agilidade nas entregas e é vantajosa aos moradores. Para atender o município e uma demanda diária de até 1.500 correspondências, os Correios dispõem de 13 carteiros, motocicletas e três veículos. O CEP padrão, garante a gerência local, já não comporta mais o tamanho da cidade. Assim, atrasos ou devoluções para o remetente não são raros. Depois da definição dos números, a adaptação ocorre entre seis e 12 meses.

Escolhendo os números

A escolha é feita nos Correios, em Curitiba. Assim, eles já vêm prontos para cada rua da cidade. O modelo já é aplicado no país e cidades nem tão maiores que União da Vitória já fazem uso do modelo. Logradouros menores provavelmente terão um único código postal. Já os maiores podem ter mais. Um levantamento prévio feito pelo CDD de União da Vitória acredita que pelo menos duas vias entram neste critério: a Marechal Deodoro e a Bento Munhoz da Rocha Neto. Especialmente nestes casos, as vias podem ter até três códigos diferentes.

Discussão começou no ano passado

Em novembro de 2013 o assunto já era discutido em União da Vitória. Na ocasião, o assunto foi notícia no Portal Vvale. De novo em pauta, o assunto foi prontamente lembrado pelo leitor Dietmar Rhinow.