Comunidade se despede de Dom Agenor Girardi

Velório na Catedral de União da Vitória é marcado pela comoção e homenagens

·
Atualizado há 6 anos

velorioX01Desde a manhã desta sexta, 9, a comunidade católica e de outros credos também, visitam a Catedral de União da Vitória para, pessoalmente, prestar reverência à Dom Agenor Girardi. O bispo diocesano faleceu na noite de quinta, 8, no Hospital São Braz. Ele estava internado há mais de 30 dias, por conta do tratamento de uma grave enfermidade. Às 10h30, fechou os olhos, sereno, como relataram as pessoas que estiveram ao seu lado.

O velório termina na manhã deste sábado, 10, quando, às 9 horas, está previsto o início da missa “de exéquias”, a celebração de despedida. Ela será celebrada pelo Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba.

O sepultamento está marcado para às 10h30, na Catedral. Aliás, essa é uma novidade para a região de União da Vitória, embora na igreja Católica, seja algo histórico e padrão. O túmulo para bispos foi construído ao lado direito (de quem entra na nave central da igreja) do altar. Bem-humorado, Dom Walter, bispo emérito da diocese, disse que a construção deste espaço foi uma solicitação dele mesmo e para ele. “Mas ainda não chegou minha vez. Todos temos o tempo de Deus”, sorriu.

Dom Walter foi o primeiro bispo diocesano. Depois, vieram Dom João Bosco, que hoje atua em São Paulo, e em junho de 2015, Dom Agenor Girardi.

Na rede social, desde o anúncio de seu falecimento, muitas mensagens de luto vêm sendo compartilhadas. A expectativa é de que isso volte a acontecer neste final de semana, especialmente a partir da despedida do religioso.

 

SEPULTAMENTO

Onde?

Na Catedral

Quando?

Neste sábado, 10, às 10h30

Público:

Acesso liberado à comunidade, embora na cripta (onde será sepultado o corpo) o espaço seja reservado apenas para familiares e religiosos