BIOMETRIA: Recadastramento eleitoral termina em setembro

·
Atualizado há 7 anos

CadastroXbiomXXtricoX1Começou no dia 3 e termina em 1° de setembro o novo prazo para cadastro biométrico nos cartórios eleitorais. Neste período, quem ainda não cadastrou suas digitais, vai precisar fazer o procedimento. Caso contrário, terá o Título de Eleitor cancelado.

O cadastro biométrico agiliza o voto e é mais um componente de segurança do processo. O método também serve de banco de dados que pode ser integrado com os serviços da polícia e outros da justiça. No Paraná, por exemplo, este novo chamamento à população faz parte do projeto Biometria 2017. A primeira fase dele se estenderá até setembro e a segunda, compreenderá o período de outubro até março de 2018.

Nas cidades que participam do projeto, para recadastrar no sistema de biometria é necessário levar identidade, CPF e comprovante de residência.

No Vale do Iguaçu

Até 2018, os 85 mil eleitores da Comarca de União da Vitória, que compreende outros cinco municípios, terão de cadastrar suas digitais na Justiça Eleitoral. No Paraná desde 2011 a biometria é utilizada, no entanto, apenas em 2016 chegou ao interior. Por conta disso, as eleições tiveram voto misto, foram válidos tanto o biométrico quanto o Título de Eleitor.

Em Porto União, em Santa Catarina, a biometria também acontece, porém, ainda não há data definida para o início do processo. Brainer Kist, chefe do cartório eleitoral na cidade, acredita que a partir de junho, isso ocorra. Até lá, os eleitores não têm com o que se preocupar.

Revisão eleitoral

Recentemente, a juíza eleitoral da 33ª. zona eleitoral (zona que atende União e Paula Freitas), Leonor Severo, enviou material à imprensa de divulgação dos dados sobre o andamento da revisão na região. Conforme o material, os eleitores que já fizeram a revisão no ano passado, não precisam mais procurar o cartório. O texto esclarece ainda que a revisão que está em andamento não tem apenas o “objetivo de coletar a biometria do leitor. Tem também o propósito de verificar quais os eleitores que atualmente possuem domicilio no município, ou seja, aturar o cadastro para que seja confiável e fidedigno”.

Cartório Eleitoral

Em União da Vitória, ele fica na rua Prudente de Morais. O expediente é de segunda a sexta, das 9 às 18 horas. A capacidade de atendimento é limitada.