Câmara rejeita denúncia contra Temer

Temer precisava de apenas 172 votos para barrar avanço da denúncia feita por Janot

·
Atualizado há 7 anos

TemerA Câmara dos deputados votou nesta quarta-feira, 02, denúncia criminal por suspeita de corrupção que pesa contra o presidente, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no final de junho. O relator do parecer, do deputado tucano Paulo Abi-Ackel (MG) pedia o arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB).

Para que a denúncia fosse aceita, os adversários de Temer precisavam reunir 342 votos. Já o Planalto precisava reunir uma soma de 172 votos a favor, ausências ou abstenções. Levantamentos preliminares mostravam que nenhum dos lados parece ter reunido votos suficientes para decidir a questão.

Mas a vantagem neste caso parece estar com o Planalto, já que os deputados favoráveis à saída do presidente parecem estar mais distantes de atingir o seu número necessário. A votação foi nominal. As bancadas de cada Estado foram chamadas e seus deputados, chamados ao microfone por ordem alfabética.

Ao contrário do que ocorreu no impeachment, os deputados tiveram tempo para justificar seus votos. Dessa forma, aliados de Temer esperam evitar se expôr se votarem pela manutenção do governo. O rito também deve deixar menos espaço para que os deputados repitam as cenas constrangedoras que marcaram o impeachment.

Votação tumultuada

A sessão foi marcada por muita discussão e empurra-empurra. Vários deputados de oposição e de situação faltaram com o decoro parlamentar ao proferir palavras de baixo calão que em nada contribuíram com o processo de votação. Os mais desbocados foram advertidos pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O bate-boca seguiu por praticamente todo o período da votação.

O Números do relatório

Votos a favor: 263

Votos contra: 227

Abstenção: 02

Ausentes: 19

Total de votantes: 492