Prefeito Antonio participa de entrevista do Projeto Cidadania e Participação Política

·
Atualizado há 11 anos

DSC01461Os alunos das terceiras séries do ensino médio, do Colégio Estadual do Campo Professor Estanislau Wrublewski, do distrito de Santana, realizaram nesta terça-feira, 25, uma entrevista com o prefeito Antonio Szaykowski. O encontro faz parte das atividades do projeto “Cidadania e Participação Política no Município de Cruz Machado”, desenvolvido nas disciplinas de história e sociologia, pelas professoras Ana Joana Zimolong, Marilda Slonski e Daniele Zawadzki.

O projeto teve início em 2004, e é mantido pelo colégio até hoje. O objetivo é de conscientizar os alunos da importância de atuar na política, não somente na hora do voto. O projeto busca também aproximar o poder público da comunidade, promovendo visita à câmara de vereadores, análise de leis e documentos municipais, elaboração de propostas de projetos, entre ouras atividades.

A diretora do colégio, Maria Juscelia Muller, comentou no início da entrevista da importância do projeto para os alunos e também para a sociedade. “É uma oportunidade que temos para formar cidadãos mais atuantes e participativos, em relação ao poder público”, acredita.

DSC01449A parte inicial do projeto foi trabalhada em sala de aula, com a teoria geral sobre política. Em seguida, divididos em grupos, os alunos realizaram entrevistas com os secretários municipais e também conversaram com a população do município, levantando as suas necessidades. A próxima etapa será com o poder legislativo. Aproximadamente 60 alunos estão envolvidos no projeto.

Após as entrevistas e visitas, os alunos vão criar projetos com as necessidades levantadas durante todas as etapas. As propostas finais serão apresentadas ao poder executivo e legislativo. O prazo da finalização das atividades está previsto para outubro.

O prefeito respondeu a perguntas da sua administração, relacionadas com a agricultura, educação, saúde, meio ambiente, transporte, esportes, cultura e segurança.