Ausência em consulta desperdiça recurso e prejudica pacientes em espera

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Atualizado há 9 anos

“Nós da Secretaria de Saúde estamos muito preocupados porque perdemos consultas, com médicos especialistas, devido aos pacientes retirarem as guias e não comparecem ao local agendado. Toda consulta marcada é paga. Mesmo que o paciente não compareça, o município arca com essa despesa”, lamenta a diretora geral da secretaria, Angela Foltz. Mesmo com a campanha de divulgação, nos meios de comunicação, desde o mês de abril – em que se buscou a conscientização –, 56 pacientes faltaram, neste mês, em consultas especializadas, causando prejuízo de R$ 2 mil, somente nesse quesito, fora os exames marcados, realizados e que, os solicitantes, não compareceram para retirar os resultados e apresentar, posteriormente, para tratamento.

Além de desperdiçar recurso, que não se possibilita o remanejamento ou retorno, a ausência prejudica toda a fila de espera. Algumas especialidades têm poucos profissionais no mercado e, há demora, para conseguir um agendamento, quando o paciente não comparece e deixa de avisar o sistema, atrapalha seu próprio tratamento e impede que o próximo, que aguarda, seja beneficiado. “A gente tem pedido a conscientização, ao paciente e à família para que não faltem”, ressalta Angela.

Caso ocorra algo que impeça o comparecimento à marcação, já em posse da guia de consulta, o paciente ou familiar pode informar à Secretaria de Saúde, pelo menos 24 horas antes, para reagendamento e possibilidade de colocar outra pessoa nesse atendimento. “Ocorre, do cidadão, que esperou, às vezes um bom tempo para conseguir a marcação, simplesmente esquecer e comparecer no dia seguinte nos procurar. Infelizmente, ele volta para o final da fila, mesmo a Prefeitura gastando o recurso e impede que outra pessoa seja beneficiada pelo serviço”, explica Angela.

“Queremos, mais uma vez, pedir às pessoas que colaborem. Evitem, ao máximo, de faltar às consultas marcadas. Quando solicitam exames, os façam, retirem os resultados, levem ao médico que os atendeu e sigam o tratamento. Estamos empenhados em melhorar a nossa prestação de serviço, mas precisamos, encarecidamente que nossa população, também, nos ajude”, solicita o secretário, Maurício Schewinski.