CAMPANHA: União da Vitória bate meta de cobertura

Na Regional, porém, quatro cidades ainda ficaram com índices abaixo do que recomenda o Ministério da Saúde

·
Atualizado há 6 anos

Terminou na sexta, 14, a prorrogação da campanha de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Essa extensão de prazo era para cidades que até o final oficial da campanha, no dia 31 de agosto, não tinham atingido os 95% recomendados pelo Ministério da Saúde.

No Vale do Iguaçu, União da Vitória foi uma destas cidades. Mas, conforme dados divulgados pela equipe da 6ª. Regional de Saúde, o município atingiu a meta. Foram 95,16% do público-alvo vacinados contra a Poliomielite e 95,12% contra o Sarampo. As cidades de General Carneiro, Cruz Machado, Paulo Frontin e Porto Vitória, não bateram as metas (veja mais no quadro).

Em Porto União, a campanha terminou dentro do período normal da campanha, atingindo as metas do Ministério da Saúde.

País supera meta

Balanço divulgado nesta segunda-feira, 17, mostra que a campanha registrou uma cobertura vacinal de 95,4% para a Pólio e de 95,3% para Sarampo. Mais de 4,4 mil municípios cumpriram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, foram aplicadas no país 21,4 milhões de doses das vacinas (10,7 milhões de cada). Quinze estados atingiram a meta para as duas vacinas. Outros dois, São Paulo e Tocantins, conseguiram o índice na vacinação de pólio.

A mobilização deste ano foi indiscriminada, por isso, todas as crianças de um ano a menores de cinco anos tiveram que se vacinar, independente da situação vacinal. Os estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Amazonas, Bahia, Acre, Pará, Piauí, Roraima, Rio de Janeiro e o Distrito Federal ainda não atingiram a meta de vacinar 95% do público-alvo. Com relação aos municípios, 1.180 não alcançaram o índice e, por orientação do Ministério da Saúde, devem buscar alternativas para vacinar 95% das crianças. Cerca de 516 mil crianças ainda não tomaram as vacinas contra as duas doenças. A única faixa etária que não chegou ao índice de 95% foi a de um ano de idade, cuja cobertura está em 88%.

Ainda tem vacina

Mesmo com o fim da campanha, os postos de saúde de todo o Brasil continua disponibilizando o medicamento. Para ter acesso, bata procurar um posto e pedir a vacina. Aos pais, o pedido é de que levem a Carteira de Vacinação de seus filhos.

Ficou abaixo

Paulo Frontin

94,3% para Poliomielite e Sarampo

Porto Vitória

91,4% para Poliomielite e Sarampo

General Carneiro

82,52% para Poliomielite e Sarampo

Cruz Machado

84,68% para Poliomielite e 84,77% para Sarampo