Chaiane marca Bingo Beneficente para cirurgia de transplante de córnea

Com auxílio da comunidade, o evento acontece no dia 12 de agosto

·
Atualizado há 7 anos

chaiane-santos-olhos-bingo
Chaiane Santos está com o sorriso de orelha a orelha diante do auxílio da comunidade para a realização de um Bingo Beneficente para a cirurgia de transplante de córnea. (Foto: Arquivo)

Chaiane Santos está com o sorriso de orelha a orelha diante do auxílio da comunidade para a realização de um Bingo Beneficente para a cirurgia de transplante de córnea. A jovem foi diagnosticada recentemente com ceratocone, que é uma doença inflamatória ocular, provocando a percepção de imagens distorcidas. O tratamento custa caro, em torno de 15 mil reais.

O evento acontecerá no dia 12 de agosto, às 19 horas, no Pavilhão da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. O valor da cartela é de 10 reais.

Prêmios

1º Prêmio – 1.000 reais

2º Prêmio – máquina de lavar de 12 quilos

3º Prêmio – bicicleta aro 18

4º Prêmio – fritadeira elétrica

5º Prêmio – micro-ondas

6º Prêmio – liquidificador + sanduicheira

7º Prêmio – Ferro elétrico

Haverá rodadas extras

Diagnóstico

Cansada de ouvir risos e deboches por forçar a visão para utilizar o celular e reconhecer as pessoas na rua, Chaiane Santos procurou ajuda médica. Ela foi diagnosticada com Ceratocone.

Chaiê, como carinhosamente é chamada, tem 24 anos de idade. Ela conta que as pessoas desconhecem as moléstias visuais e a importunam com comentários desnecessários. “O pior cego é aquele que vê pouco. Somos ‘zoados’ por ter que chegar muito perto do objeto para ler, somos julgados como antipáticos por não cumprimentar as pessoas na rua, somos esses que fazemos caretas engraçadas para ver algo de longe, somos esses que pedimos ajuda no comércio para achar algo que passamos perto, mais com todas aquelas luzes e objetos não da pra distinguir exatamente o que é, somos esses que falamos mil vezes para as pessoas que não enxergamos quase nada e não entendem”, desabafa a jovem, diagnosticada com grau avançado da doença, já há um ano.

De acordo com ela, os especialistas lhe explicaram que existem alguns tipos de tratamento para essa doença como Crosslink de córnea e lentes, ou o anel de ferrara. No caso de Chaiê, o indicado é o transplante de córnea. “Tentei pelo SUS, mas até agora não obtive resultado. Por isso estou organizando um Bingo Beneficente em prol da minha cirurgia. Já estou arrecadando os brindes e toda ajuda é bem-vinda! ”.

Consulta

Já está remarcada para ocorrer no dia 22 de agosto, no Hospital de Olhos de Curitiba (PR), conforme agendamento feito pelo Executivo Municipal.